Nota: Invasões e atos de vandalismo em Brasília
10 de janeiro de 2023

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) torna público a sua indignação ao que se refere às invasões e atos de vandalismo ocorridos em Brasília no último domingo (08).

 

Na ocasião, aconteceu uma invasão no Congresso Nacional e depredação de prédios públicos, como do Supremo Tribunal Federal (STF), do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, além de agressões em equipes da imprensa. Em sua maioria, os invasores estavam vestidos com camisetas da seleção brasileira de futebol e roupas nas cores da bandeira do Brasil. Denominam-se patriotas e defendem uma intervenção militar para derrubar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este tipo de ação vem sendo realizada por radicais em diferentes Estados brasileiros. Os mesmos já realizaram protestos em rodovias federais e, depois da diplomação de Lula, promoveram atos violentos no Centro de Brasília.

 

A Unicafes repudia este tipo de comportamento, já que são inconstitucionais e atacam à democracia brasileira, bem como, geram medo e intimidação, podendo ocasionar agressões e situações que colocam a vida em risco.

 

A Unicafes reforça o seu comprometimento com a verdade e o trabalho em prol do cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária, pois defende um país que esteja em harmonia com a natureza e trabalha em busca do bem-estar da população brasileira.

 

Vale lembrar que o presidente Lula anunciou, ainda no domingo, a decretação de intervenção federal no Distrito Federal, em resposta, aos atos antidemocráticos que invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes em Brasília. A ordem vale até 31 de janeiro. De acordo com o decreto, o objetivo é “pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública”.

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual