Vimos por meio deste, manifestar nossa total contrariedade ao cancelamento da chamada pública para seleção de entidades executoras de ater para qualificação da gestão, apoio ao fortalecimento e à inserção de organizações econômicas da agricultura familiar nos mercados institucionais, públicos e privados - chamada pública SAF/ATER n° 02/2016.

A referida chamada é reinvindicação das organizações de representação das cooperativas da agricultura familiar tem o objetivo desenvolver os serviços de Ater junto aos empreendimentos da agricultura familiar e seus associados, no sentido de incrementar a capacidade de gestão estratégica e gerencial e a coesão econômica dos empreendimentos, para alcançar os mercados nacionais e internacionais em escala competitiva e eficiente.

As ações de ATER para os empreendimentos econômicos da agricultura familiar são fundamentais para a inclusão sócio produtiva e melhoria da qualidade de vida das famílias, a produção de alimentos sadios e a segurança alimentar da população.

O cancelamento da referida chamada pública é uma manifestação negligente e irresponsável de abandonar as políticas de apoio à agricultura familiar brasileira e irá impactar negativamente de 1.000 empreendimentos da agricultura familiar, mais de 170.000 famílias.

Desta forma, solicitamos que seja revertida tal decisão e que seja garantida a contratação das melhores propostas apresentadas ao chamamento público.

Direção Unicafes Nacional