No Dia do Trabalhador Rural, Unicafes Nacional promove Webinar sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
25 de maio de 2021

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), em parceria com as Unicafes Estaduais e com o apoio de demais organizações do campo e da cidade, realizou na tarde desta terça-feira (25), data em que é celebrado o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, o Webinar PNAE no Sudeste – Juntos na construção e retomada do PNAE nas diversas regiões do Brasil.

 

Representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo dialogaram sobre diversas experiências relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, construindo propostas para fomentar, fortalecer e efetivar as compras no país, neste momento de enfrentamento à pandemia do Coronavírus (Covid-19), fechamento de escolas, e consequentemente, da paralisação das compras do PNAE.

 

Além disso, o evento contou com a fala de importantes painelistas, como dos representantes da Unicafes Nacional: o secretário Aparecido Alves de Souza, o assessor institucional, Alcidir Zanco e o assessor jurídico, Daniel Rech. A técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Cássia Augusta Amaral Buani, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) também participou, abordando as alterações da Resolução 06/2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no PNAE e, a coordenadora de compras do PNAE do Paraná, Andréa Bruginski Dorego, compartilhou uma experiência de sucesso executada no Estado em relação ao programa.

 

A engenheira agrônoma, Ana Luiza Resende, coordenadora técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais, contou sobre a experiência de monitoramento no abastecimento e comercialização da produção agropecuária e também sobre a criação do Mapa de Produção da Agricultura Familiar para o Mercado Institucional. A instituição ainda auxilia, principalmente neste período, no fortalecimento de assistência técnica, processamento, comercialização, capacitação e distribuição dos alimentos em forma de kits.

 

Do Estado de São Paulo, a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsean), de São Carlos, Maria Sylvia Barros, contextualizou sobre a situação que envolve o PNAE no município. O sociólogo David Rodrigues, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) de Mogi das Cruzes e o dirigente da Cooperativa Central do Vale do Ribeira (Coopercentral), Marcelo Fukunaga, também compartilharam suas experiências. E por fim, o presidente do Conselho Estadual de Alimentação (CAE), Marcelo Colonato e a nutricionista Jeanice Azevedo, membro do Conselho Regional de Nutricionista (CRN) deixaram suas mensagens via vídeo.

 

Representando o Espírito Santo, o subsecretário de Suporte à Educação do Estado, Aurélio Meneguelli Ribeiro, destacou que o sucesso para conseguir driblar este cenário tão preocupante foi escutar os agricultores familiares e cooperativas, além de realizar ações como a entrega de cestas básicas aos alunos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Posteriormente, a coordenadora do PNAE de Vitória, Juliana Tavares Nunes Silva, demonstrou como está sendo executada a Política Municipal de Alimentação e Nutrição Escolar.

 

Do Rio de Janeiro, o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Quissamã, Ney Aleixo e a presidente da Cooperativa Mista Sul Fluminense, Marilis da Conceição Pereira, compartilharam as experiências exitosas nas cidades, bem como, a gerente de Projetos Sociais e Mercado Institucional da Emater Rio de Janeiro, Christiane Pereira, comentou sobre as políticas públicas e projetos promovidos pela organização.

 

Saiba mais

A Unicafes Nacional, juntamente com as Unicafes Estaduais, realizará webinar em todas as regiões, sendo fundamental que os Estados continuem construindo parcerias com os Governos para executarem um percentual maior do volume de recursos orientandos ao PNAE.  Atualmente, os Estados investem menos que 50% do volume direcionado à Agricultura Familiar, sendo necessário o envolvimento de todos para retomada do Programa.

 

Para conferir na íntegra o Webinar PNAE no Sudeste – Juntos na construção e retomada do PNAE nas diversas regiões do Brasil, acesse:

 

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional – Com apoio de Gustavo Laviola – Ascom Unicafes Minas Gerais
Foto: Gustavo Laviola – Ascom Unicafes Minas Gerais

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual