A partir deste mês de novembro a Unicafes Nacional coloca o pé na estrada para dar início ao projeto das Redes de Cooperação Solidária, uma iniciativa realizada em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (DENACOOP), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC). Serão 20 seminários estaduais, em praticamente todos os estados do Brasil, com o objetivo de aprofundar estratégias de organização, gestão, comercialização, comunicação, gênero e geração no Cooperativismo Solidário.

Cada seminário terá dois dias de duração, com painéis e debates em grupo sobre os temas da gestão organizacional, produção e comercialização, comunicação e inclusão. Para participar, você pode procurar a Unicafes do seu estado para fazer a inscrição da sua cooperativa.

Confira a seguir o cronograma de atividades:

PRIMEIRO DIA
08:30 – Recepção dos participantes e exposição da pauta
09:00 – Painel: Programa Redes de Cooperação e Apresentação do Projeto MAPA/DENACOOP
Diretrizes de Gestão Organizacional (Diagnóstico dos sistemas de gestão já utilizados; Proposta de gestão política, social, financeira, tributária e comercial; Sistematização de propostas de mecanismos de controle interno fáceis e contabilidade da cooperativa otimizada).
Diretrizes de Produção e Comercialização (Diagnóstico dos sistemas de comercialização já utilizados; Fortalecimento da estratégia produtiva da Agricultura Familiar; Mecanismos de organização comercial das redes; Estratégias na execução do Ato Cooperativo e controle na rede).
Diretrizes de Comunicação (Diagnóstico dos sistemas de comunicação já utilizados; Apresentação Revista Solidária: Unicafes Nacional; Mecanismos de organização do site da rede estadual e regional; Estratégias de comunicação entre a Cooperativa e os associados).
Diretrizes de Inclusão de Jovens e Mulheres (forma de inclusão e participação de jovens e mulheres nas Cooperativas e nos processos de governança).
Metas e resultados previstos no projeto (metodologia propostas para provocar interação entre as atividades desenvolvidas em nível nacional, estadual e territorial).
10:00 – Painel: Programas de fomento e fortalecimento de Redes de Cooperação Solidária no Estado (Superintendência do MAPA, Fórum e Departamento de Economia Solidária, Delegacia MDA; Unicafes)
11:30 – Debate em plenária sobre potencialidade e limites das Redes de Cooperação Solidária
13:30 – Oficinas de diagnóstico das Redes
Rede de cooperativas de produção/comercialização
Rede de mulheres cooperativistas
Rede de jovens cooperativistas
Redes de Economia Solidária (formais e informais)
15:30 – Socialização em plenária sobre potencialidade e limites das Redes de Cooperação Solidária
17:30 – Síntese da plenária e propostas

SEGUNDO DIA
08:00 – Estratégia da Central Nacional de Comercialização
09:00 – Oficinas sobre Estratégias de interação entre o Programa de Redes e o fortalecimento das estratégias de serviço e representação do Cooperativismo Solidário
Metodologias para constituir um programa de comunicação solidária Nacional/Estadual
Diretrizes para estruturar Base de Serviço Estadual e ações prioritárias a serem executadas
Prioridades para organização da ação representativa da Unicafes Estadual
11:30 – Formação cooperativista e interface com o fortalecimento das redes de cooperação solidária e Certificação do Programa de Formação
13:30 – Estratégias do Estado para organização das redes na representação e serviços
15:00 – Encerramento: avaliação e acordos para continuidade das atividades.