As mulheres rurais, assim como as do meio urbano, estão aumentando a renda e contribuindo mais com as contas do lar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) mostram que as mulheres do campo contribuem mais com a renda familiar (42,4%) do que as urbanas (40,7%). O Nordeste é a região onde a colaboração monetária das mulheres rurais é maior (51%). A história da agricultora familiar paraibana Felismina Ribeiro, 50 anos, exemplifica os números divulgados pelo instituto.

Viúva, mãe de cinco filhos, Felismina é a chefe da família. Ela mora em Riacho dos Cavalos, município a 402 quilômetros da capital João Pessoa, com o irmão, duas filhas, um filho e a nora. A agricultora conta que sempre acessa o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para investir em melhorias da propriedade. “Já peguei crédito para comprar vaca, insumos, melhorar o açude. E é a melhor coisa, o melhor caminho que encontrei para criar a minha família”, afirma.

Assim como Felismina - que sustenta a família com o que produz - muitas mulheres comandam os lares brasileiros. Ainda de acordo com o IBGE, em 2000, as mulheres chefiavam 24,9% dos 44,8 milhões de domicílios particulares. Em 2010, essa proporção cresceu para 38,7% dos 57,3 milhões de domicílios. Um aumento de 13,7 pontos percentuais.

A diretora de políticas para as mulheres do MDA, Karla Hora, ressalta a importância dos programas sociais para o aumento da renda da mulher rural. “Se eu olho bem para o meio rural também entendemos que parte dessa melhoria da contribuição monetária das mulheres na família tem a ver com os programas de inclusão produtiva, considerando que o perfil do meio rural se caracteriza, em grande parte, pela agricultura familiar”, explica.

Atualmente, Felismina usa a terra para a criação de gado, cabra, plantação de hortaliças e frutas que são comercializadas em feiras da região. Ela ainda está investindo na criação de peixes. “Eu pago minhas contas em dia e ainda pago salário para o meu irmão. Sinto orgulho de mim mesma, consegui com meu esforço sustentar a mim e a minha família”, diz.

Os dados relativos ao crescimento da renda da mulher fazem parte da publicação “Estatísticas de Gênero: Uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010”, elaborada no âmbito do Sistema Nacional de Informações de Gênero (SNIG), lançada com o apoio do MDA e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).

“Essa publicação facilita o acesso aos dados sobre a presença das mulheres no meio rural tanto do ponto de vista econômico, como de acesso a educação e de caracterização do seu perfil”, finaliza a diretora do MDA.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário