Mulheres e seu protagonismo no cooperativismo solidário é tema da terceira Roda de Conversa do aniversário dos 16 anos da Unicafes
17 de junho de 2021

A terceira Roda de Conversa do aniversário dos seus 16 anos da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar (Unicafes), que tem como temática “Uma história construída por muitas mãos”, foi realizada na noite desta quarta-feira (16). Presidida pela secretária de Mulheres, Sandra Nespolo Bergamin, o encontro dialogou sobre as “Mulheres e seu protagonismo no cooperativismo solidário”.

 

A primeira secretária de Mulheres da Unicafes, Célia Santos Firmo, contextualizou sobre o processo histórico da secretaria, sua organização e lutas pela conquista do espaço do público feminino nas cooperativas. Na sequência, Iara de Andrade Oliveira, segunda secretária de Mulheres da Unicafes e ex-presidente da Unicafes Bahia por dois mandatos, falou sobre as formações, capacitações, encontros nacionais e internacionais, “Carta de Medianeira”, entre outras ações, que impulsionaram a participação institucional das mulheres, promovendo a sua valorização, autonomia e visibilidade.

 

A terceira secretária de Mulheres e atual secretária de Finanças da Unicafes, Fátima Lima Torres, destacou o papel decisivo que a mulher exerce nos mais diversos espaços cooperativistas, bem como da sua força para transformar o meio social e ser cada vez mais empoderada. Dando continuidade à programação, Maria Irenilda de Souza, doutora em Gestão de Cooperativas Agropecuárias e Extensionista Rural da Emater Rondônia e autora do livro “Gestão participativa e compartilhada: um modelo para as cooperativas da agricultura familiar”, apresentou dados de estudo sobre a participação das mulheres nas cooperativas, ressaltando a importância da sua atuação nestes espaços.

 

A novidade da Roda de Conversa foi a apresentação do Programa Mulher Cooperativada: formar para transformar, que será executado em parceria com o Trias, conforme explicou Giseli Obara, coordenadora nacional do Trias América do Sul. Até o final do ano acontecerão encontros e atividades de formação envolvendo mulheres lideranças do cooperativismo da Unicafes Nacional.

 

Vale ressaltar que o encontro foi animado por Ilce Pierozan, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Coronel Freitas e Região (SC).

 

Neste mês de junho ainda serão realizadas outras duas rodas de conversa com temas voltados à formação e comercialização na Unicafes. Na próxima terça-feira (22), às 19h, será sobre “Educação Cooperativista – Unicafes promovendo o desenvolvimento das pessoas”. Acompanhe!

 

Assista na íntegra como foi a Roda de Conversa “Mulheres e seu protagonismo no cooperativismo solidário”.

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes.
Foto: Fernando Ringel/Divulgação.

 

 

 

 

Fonte: .
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual