Moeda é uma das organizações apoiadoras do novo do edital UNICAFES/BNDES
21 de novembro de 2018

O dia 1º de novembro trouxe ótimas notícias para a agricultura familiar. A UNICAFES Nacional (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária)e o BNDES lançaram o Edital de Chamada Pública nº 005/2018. O objetivo é apoiar empreendimentos cooperativos da agricultura familiar e economia solidária com projetos que promovam a redução de desigualdades sociais, a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento territorial. 


Essa chamada é focada exclusivamente em cooperativas associadas à UNICAFES, que tem uma história fundamental no desenvolvimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. É exatamente essa vocação que aproximou a Moeda  da UNICAFES. Ela tem sido importantíssima em nossa missão de apoiar empreendimentos de impacto.


Assim, é natural que a Moeda tenha participado da elaboração do edital com suporte técnico. A partir da publicação do documento, esse suporte continua e deverá se estender pela contratação e execução dos projetos selecionados. A Moeda está disponibilizando um Analista Técnico de sua equipe para ajudar as cooperativas com interesse em habilitar suas propostas. 


A ideia é ajudar todas as cooperativas, em especial as que possuem menos experiência ou recursos, a se inscreverem no edital com condições iguais de qualificação e nível técnico. Mesmo com um documento bem claro como o desse edital, é natural que diferentes empreendimentos tenham diferentes níveis de dificuldade ao se habilitar. A Moeda enxerga nessa assessoria uma maneira de garantir condições mais justas a todos os interessados. 


O Analista Técnico escolhido para essa tarefa é Ciro Eduardo, Engenheiro Agrônomo, especialista em cooperativismo e Mestre em Sistemas Sustentáveis de Produção com mais de 25 anos de experiência junto a organizações sociais do campo e empreendimentos de economia solidária. Ele já está envolvido com o projeto, tendo realizado, junto com Maridalva Lima Lopes, da UNICAFES Nacional, 4 oficinas virtuais para tirar possíveis dúvidas sobre o edital. Ciro também vai identificar, dentre os projetos apresentados, aqueles com potencial para eventualmente serem financiados pela própria Moeda. É mais um oportunidade que se abre para empreendimentos de impacto na agricultura familiar.


Além disso, a Moeda desenvolveu o token MDA-BNDES especialmente para rastrear os recursos usados nos projetos em que ela participa com capital de giro. Com essa tecnologia, é possível garantir transparência total.


O edital vai investir 8,2 milhões de reais em projetos do país inteiro, com destaque para a região da SUDENE, que registra os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano do país. As inscrições estão abertas até 15 de dezembro, com previsão de retorno das análises até 15 de janeiro. A expectativa é de iniciar no máximo em abril de 2019 a implementação dos projetos aprovados.


A parceria da UNICAFES Nacional com o BNDES, junto com a assessoria da Moeda, é mais do que um fomento estratégico para a agricultura familiar. Por meio dos critérios que estabelece, ela sinaliza ao mercado que, cada vez mais, o foco deve estar em investimentos de impacto que viabilizem não apenas o retorno puramente financeiro, mas, também, rendimentos como o desenvolvimento sustentável. 


Baixe o texto do edital clicando aqui .

Fonte: Moeda
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual