Místicas e emoção marcam a formatura do Programa Mulher Cooperada – Formar para Transformar
11 de março de 2022

“Uma formação que nos deu o direito à fala, que permitiu dialogarmos com mulheres de todo o Brasil”. Foram com estas palavras que Francisca Eliane de Lima, a Neneide, articuladora do Mulher Cooperada – Formar para Transformar, da região Nordeste, expressou sua gratidão durante o Ato de Encerramento do Programa, realizado virtualmente, na noite do dia 10 de março. Ela, assim como diversas mulheres de todo o Brasil, participou da formação, promovida pela Secretaria de Mulheres da Unicafes Nacional durante o segundo semestre de 2021.

 

O evento celebrativo contou com místicas emocionantes, com depoimentos das mulheres articuladoras de todas as regiões do país e também com falas das instituições envolvidas com o programa.

 

A secretária de Mulheres da Unicafes Nacional, Sandra Nespolo Bergamim, salientou que às formandas saem vitoriosas deste processo, pois mesmo em meio às dificuldades de acesso à internet e de tempo, se dedicaram a participar e concluir à formação. “Essa é com certeza mais uma conquista na Semana dedicada às mulheres. Parabéns a todas que demonstraram garra e coragem de fazer a transformação, de lutar contra às injustiças e de ter uma vida com dignidade no meio rural”, ressaltou.

 

A coordenadora do Trias na América do Sul, Gisele Obara, enfatizou que o programa proporcionou maior reflexão sobre a igualdade de gênero e os direitos das mulheres. “Parabéns à essas mulheres por encerrarem com muito louvor este momento”. Para o presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, o Mulher Cooperada promoveu o despertar das participantes sobre o seu papel na sociedade. “Este trabalho deixa a Unicafes mais bonita, pois é uma beleza que se transforma nas ações concretizadas. Assumimos o compromisso de estar sempre juntos com a Secretaria de Mulheres em suas ações”, afirmou.

 

O Programa Mulher Cooperada – Formar para Transformar contou com Rodas de Conversa com diversos temas voltados à Mulher na Agricultura Familiar e no Cooperativismo Solidário, a Mulher na Política e nos espaços cooperativistas, além de formação em Comunicação Integrada, com foco na Liderança e Trabalho de Base. Concluíram a formação lideranças, articuladoras e assessoras mulheres das cinco regiões do Brasil.

 

Acompanhe nos vídeos abaixo, os depoimentos de Mulheres que realizaram a formação e também assista à formatura na íntegra:

 

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual