O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participou, nesta quarta-feira (14), da posse dos novos dirigentes da Agricultura do Distrito Federal. José Guilherme Leal será o novo secretário de Agricultura, Argileu Martins da Silva, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF), e Renato de Lima Dias, presidente da Centrais de Abastecimento (Ceasa/DF).

De acordo com Patrus, o momento é de confirmar o apoio governamental para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira. “Queremos reafirmar nosso compromisso de construirmos e fortalecermos parcerias com o governo do Distrito Federal e com os diretores que agora assumem”, ressaltou ao afirmar que a agricultura familiar tem uma dimensão especial e por isso exige cuidados públicos especiais.

Entre os pontos que merecem maior atenção, segundo o ministro, estão a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e o acesso a mercados consumidores. “Sabemos a importância da assistência técnica, que configura a comunicação com os nossos agricultores, e da importância da comercialização, do acesso produtor-consumidor. Acredito profundamente nas ações integradas e nas parcerias para a consolidação e expansão da agricultura familiar no Brasil.”

Para o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, a região, localizada no Centro-Oeste brasileiro, tem um meio rural ativo e relevante. “Nós temos uma área rural extremamente produtiva, com forte participação de agricultores familiares, e que, por sua vez, tem uma grande importância na qualidade da vida urbana. Eu sempre digo que o meio rural pode viver sem a cidade, mas a cidade não pode viver sem o meio rural”, observou.

No Distrito Federal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46% dos estabeciementos agropecuários são da agricultura familiar. “Nosso intuito é trabalhar para criar condições a um desenvolvimento agropecuário competitivo, inclusivo e sustentável” explicou o atual secretário de Agricultura, José Guilherme Leal.

Emater/DF
O novo presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF), Argileu Martins da Silva (à direita), atuou no Ministério do Desenvolvimento Agrário de 2004 a 2014, sendo secretário de Agricultura Familiar e diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA.

“Quero ressaltar as qualidades humanas e técnicas do Argileu. Ele realizou um extraordinário trabalho na Secretaria de Agricultura Familiar do nosso ministério e, como nós vamos trabalhar numa parceria muito íntima com as emateres, a presença do Argileu é muito importante, como a de um mediador”, destacou o ministro Patrus Ananias.

Argileu Martins, 50 anos, é natural de Jequitinhonha (MG) e é formado em Ciências Sociais com pós-graduação em Gestão Social, Profissionalização de Agricultores e Educação Rural.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário