Mel do Norte de Minas será exposto na China
26 de abril de 2018

O mel produzido no Norte de Minas será exposto na China, em evento que buscará abrir o mercado asiático para este produto. Em visita à Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), em Bocaiuva, o deputado Tadeu Martins Leite anunciou que o mel produzido na região será exposto na Sial China, maior feira alimentícia da Ásia, no mês que vem, e que um representante da Cooperativa vai integrar a Segunda Missão de Empresários Mineiros a China, também em maio. Atualmente, são 2.000 produtores de mel no Norte de Minas.

Outras duas notícias importantes para a apicultura da região foram passadas pelo deputado aos diretores da Coopemapi. No início de junho, o Governo de Minas assina o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do mel do Norte do Estado e na mesma data, em reunião em Montes Claros, apresenta a proposta de criação do Pró-Mel, uma série de medidas de incentivos à produção, semelhante ao Programa Pró-Pequí.

“Estas ações em conjunto vão provocar uma grande evolução na produção de mel e própolis no Norte de Minas, que já vem apresentando excelentes resultados pela alta qualidade e variedade do produto regional, e por ter se tornado uma grande alternativa para as famílias de agricultores nos períodos de seca. Sem falar que é uma atividade aliada na preservação ambiental”, comemorou o deputado Tadeuzinho.

Para o presidente da Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas, Luciano Fernandes, a cada dia a produção de mel e própolis ganha mais espaço na economia regional, e a abertura de novos mercados, associada aos incentivos resultantes do reconhecimento do APL e da aprovação do Pró-Mel trarão novas perspectivas para a atividade. A Coopemapi possui mais de 250 associados, e cultiva mais de 800 colmeias mantidas por cerca de mil agricultores familiares.

Alguns produtores da região estão conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional. É o caso da Associação do Grupo Orgânico de Apicultores de Minas Gerais (Apiorg-MG), localizada no município de Guaraciama. Anualmente, a entidade exporta aproximadamente 70 toneladas de mel,  contabilizando uma renda de quase 1 milhão de reais.  Os principais clientes são da Nova Zelândia, Itália, Alemanha e Estados Unidos.

 

Fonte: Gazeta Norte Mineira
 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual