O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza, nestas terça e quarta-feira (24 e 25), o “Seminário Políticas Públicas para as Mulheres Rurais: Desafios e perspectivas”. O objetivo do evento, que ocorre no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, é incentivar e fortalecer a interlocução entre movimentos sociais e governo no tema da igualdade de gênero no campo.

A programação, no primeiro dia, será composta por debates sobre os avanços e desafios das políticas públicas para as mulheres no meio rural. Além disso, será lançada a coletânea de artigos da 4º edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero.

O seminário continua, no segundo dia, com discussões sobre indicadores de gênero do Brasil Rural, e uma mesa que abordará as perspectivas e estratégias para implantação de ações para mulheres rurais a partir do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS). Às 12h, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participa de um diálogo com representantes de movimentos de mulheres.

Coletânea de Estudos Rurais e Gênero

A quarta edição do Prêmio Margarida Alves, promovida em 2014, selecionou trabalhos nas categorias Ensaio Inédito, Relatos de Experiências e Memórias. Com o tema “Mulheres e agroecologia”, o Prêmio produziu, como resultado, a publicação homônima, lançada no seminário. O livro é produzido pela Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMR/MDA) e pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD/MDA).

Os trabalhos premiados dialogam com diferentes saberes, olhares e práticas que fortalecem e incentivam a produção agroecológica e debatem questões de gênero no meio rural. A proposta do Prêmio Margarida Alves é estimular o pensamento crítico sobre práticas de igualdade entre homens e mulheres no campo, se tornando ferramenta de combate à desigualdade de gênero.

Organizada por Karla Hora, Marcela Rezende e Gustavo Macedo, a publicação integra a coleção NEAD Especial e, assim como o próprio Prêmio, contou com parceria da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, do Incra, de associações acadêmicas e movimentos sociais de mulheres.

Após o lançamento, a coletânea de artigos será disponibilizada para download gratuito, na página NEAD, no portal MDA.

Serviço:

Seminário Políticas Públicas para Mulheres Rurais: Desafios e Perspectivas
Data: 24 e 25 de março de 2015
Local: Auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),
Horário: De 9h às 18h

Confira abaixo a programação completa do Seminário:

24 de março
09h - Reunião dos movimentos de mulheres
14h - Abertura - Apresentação das participantes e objetivos do Seminário
15h - Políticas públicas para mulheres rurais: avanços e desafios
17h - Lançamento do Livro “Margaria Alves de Estudos Rurais”

25 de março
9h - Indicadores de gênero do Brasil rural
10h - PPA 2016-2019: Perspectivas e estratégias para inserção das ações para mulheres rurais, a partir do PNDRSS
12h - Diálogo com o Ministro do Desenvolvimento Agrário
16h20 - Encerramento

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário