O ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, participa hoje (9) da 13ª Semana de Agricultura do Caribe, em Paramaribo, capital do Suriname. O objetivo do encontro é discutir o fortalecimento da agricultura familiar da região, a partir da troca de experiências entre especialistas dos países participantes.

O Brasil foi convidado para apresentar a experiência de formulação e implementação de políticas para a agricultura familiar, que já é referência em todo o mundo. Entre elas, a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“Os resultados alcançados na superação da pobreza, na dinamização das regiões e no desenvolvimento econômico tem despertado o interesse dos países da região. Temos um compromisso com a integração regional e vamos reafirmar a nossa disposição em ampliar a cooperação e o intercâmbio com esses países”, afirma o ministro Laudemir Müller.
Esta edição da Semana de Agricultura do Caribe é organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do Suriname, em parceria com a secretaria da Comunidade do Caribe (Caricom), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
O tema é “Transformando a agricultura da região em direção à agricultura familiar”. A intenção é consolidar uma agenda regional que combine a promoção da segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar. Além de reuniões, seminários e treinamentos, haverá também visitas de campo em unidades produtivas.

Países caribenhos

A Caricom é um bloco de cooperação econômica e política criado em 1973. A instituição abriga 14 países caribenhos, entre eles a Jamaica, Bahamas e Belize. Na região, o Brasil tem firmado cooperação com Cuba e o Haiti.

Serviço

13ª Semana de Agricultura do Caribe
Data: Até 12 de outubro
Horário: 8h
Local: Paramaribo, Suriname

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário