Engenheira agrônoma com especialização em Economia e Sociologia, Maria Lúcia de Oliveira Falcón é a nova presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A nomeação foi feita pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).

Nascida em Salvador (BA), Maria Lúcia de Oliveira Falcón, 54 anos, é graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Economia pela mesma universidade e doutora em Sociologia da Ciência e Tecnologia, pela Universidade da Brasília (UnB).

Desde 2014 atua como assessora da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Foi secretária de Desenvolvimento Urbano de Sergipe (2012/13); secretária Nacional de Planejamento e Investimentos Estratégicos, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2011); secretária de Estado de Planejamento de Sergipe (2007/10); secretária Municipal de Planejamento de Aracaju/SE (1997/98; 2001/06); coordenadora Técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos/Dieese na Bahia e em Sergipe (1986/91).

Maria Lúcia Falcón é professora da Universidade Federal de Sergipe, no departamento de Economia desde 1993, tendo ministrado aulas nas disciplinas Política e Planejamento Econômico, Orçamento e Finanças Públicas, Contabilidade Social, Tópicos em Desenvolvimento Regional e Macroeconomia II.

Ela substituiu Carlos Mário Guedes de Guedes, que ocupou a função de presidente no período de julho de 2012 até esta data.
Carlos Guedes exerceu a presidência da autarquia por quase três anos. Ele é economista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Pará, secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças do Pará e superintendente nacional de Desenvolvimento Agrário do Incra. No Ministério do Desenvolvimento Agrário foi secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal e coordenador geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário