Máquinas chinesas beneficiarão cooperativas de Agricultura Familiar do Nordeste
05 de fevereiro de 2024

Uma importante parceria firmada na sexta-feira (02) entre o Brasil e a China beneficiará cooperativas de Agricultores Familiares e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Nordeste.

 

Por meio do lançamento da Unidade Demonstrativa Brasil-China de Cooperação em Desenvolvimento Agrícola, foram entregues máquinas chinesas, na qual realizarão testagens de eficiência em diferentes tipos de solo e sistemas produtivos da região, para que futuramente sejam produzidas no Brasil.

 

Ao todo foram entregues 31 máquinas chinesas no Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Paraíba. O acordo, fechado entre brasileiros e a Universidade Agrícola da China, prevê um período de testes para identificar os itens do maquinário que se adaptam ao dia a dia da produção em território nacional.

 

A diretora financeira da Unicafes Nacional, Fátima Torres, que participou do evento de lançamento, destaca que além da parceria com o MST e com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, existe um contrato com a cooperativa Cooperxique para testagem das máquinas. “O objetivo é implantar três fábricas no Nordeste para produzir equipamentos, implementos e bioinsumos para a agricultura familiar, garantindo assim preço acessível e legalidade aos bancos para que possam financiar para os pequenos agricultores”, explica.

 

Além disso, segundo ela, um dos diferenciais é que os equipamentos são adaptados para o manuseio das mulheres. “Hoje as mulheres trabalham na enxada. Com essa parceria elas poderão continuar plantando e colhendo sem tanta penosidade. Estamos felizes com mais esse avanço para a agricultura familiar”, ressalta.

 

Além de Fátima, também estiveram presentes a presidente da Unicafes Rio Grande do Norte, Neneide Lima e o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional/ Com informações da Agência Brasil
Foto: Cooperxique/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual