Manifesto em favor de uma agricultura sustentável
30 de agosto de 2022

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) vem a público manifestar-se em defesa de um modelo de agricultura competitiva que tenha como princípios a distribuição da terra e da riqueza produzida, a preservação ambiental e, além disso, a valorização da agricultura familiar, sua produção e o respeito aos trabalhadores e trabalhadoras do campo.

 

A agricultura brasileira contribui para o desenvolvimento econômico do país e a produção agropecuária, além de compor o Produto Interno Bruto (PIB) com exportações de importância vital para a balança comercial, também produz alimentos para a maioria da população. Há de se destacar, neste caso, o papel estratégico da agricultura familiar, a grande responsável por produzir alimentos saudáveis que chega na mesa dos brasileiros e brasileiras.

 

A Unicafes defende, no entanto, que ela seja sustentável, uma agricultura agroecológica que preserva o meio ambiente, a água e o solo, que gradativamente diminua o uso de agrotóxicos por manejos adequados. Exemplos no mundo indicam as possibilidades de aumento da produção agrícola com o melhor aproveitamento do solo e uso de tecnologias que preservam o meio ambiente. Somente a agricultura sustentável poderá garantir a vida saudável e a preservação dos saberes tradicionais para esta e para as próximas gerações.

 

É visível a destruição acelerada da Amazônia, onde a expansão do agronegócio, especialmente da pecuária extensiva, do garimpo ilegal e da invasão das terras indígenas compromete gravemente o bioma amazônico, bem como, a destruição gradativa do Cerrado, local do nascimento das importantes bacias de água doce do país; o avanço da produção da soja no Pantanal e a redução da Mata Atlântica também necessária para o abastecimento de água potável para grandes centros urbanos. Preocupa-nos também, alguns posicionamentos de setores isolados da agricultura que incitam e mobilizam contra a ordem institucional, ameaçando as instituições de Estado e ao Estado Democrático de Direito.

 

É necessário reafirmar que grande parte dos agricultores valorizam a importância da preservação ecológica, e juntos devemos denunciar o setor que agride, destrói e compromete os biomas e a natureza em sua totalidade, deixando um rastro de destruição capaz de comprometer o modelo de desenvolvimento sustentável. E a Unicafes reafirma o sentimento dos agricultores e agricultoras familiares que integram o Cooperativismo Solidário e manifesta seu profundo compromisso em defesa da Democracia.

 

Nós, do Cooperativismo Solidário, ligado a setores da produção agrícola, particularmente da agricultura familiar, destacamos nossa luta em defesa de alimentos saudáveis, da soberania e segurança alimentar, da proteção e cuidado com o meio ambiente, produzindo alimento em harmonia com a natureza, em busca do bem-estar da população do Brasil.

      Vanderley Ziger
Presidente

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual