Manejo do pequi é foco de formação EAD para agroextrativistas do Cerrado
16 de março de 2021

Entre os dias 22 de março e 23 de abril, um novo módulo do Programa de Formação em Agroextrativismo no Cerrado será oferecido aos agricultores familiares de organizações parceiras. Desta vez, o foco é o manejo do pequi. A formação é realizada pela Central do Cerrado, WWF-Brasil, União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Universidade de Brasília (UnB), Núcleo do Pequi e conta com o apoio o Projeto Bem Diverso.

 

O módulo será gratuito, terá 40 horas e contará com videoaulas, apostilas e aulas virtuais abordando temas que vão desde as boas práticas de manejo ambiental até a produção de caroço, polpa, óleo e mudas de pequi. A certificação será feita pelas entidades organizadoras para quem cumprir, no mínimo, 70% das atividades previstas.

 

Em meio à pandemia do coronavírus, a iniciativa EAD tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da produção agroextrativista, além de viabilizar uma estratégia de uso sustentável da biodiversidade, de forma a possibilitar a melhoria da qualidade de vida das comunidades e povos tradicionais do Cerrado ao gerar renda a partir da comercialização dos produtos.

 

“Esperamos contribuir para o fortalecimento do agroextrativismo no Cerrado com foco no empoderamento das pessoas e na viabilidade social e econômica de seus empreendimentos. Neste momento em que as atividades presenciais estão inviabilizadas, vimos nessas formações EAD uma boa oportunidade de contribuir para o aprimoramento das ações e consolidação do conhecimento e das trocas entre os agroextrativistas”, destaca Luis Carrazza, secretário-executivo da Central do Cerrado e coordenador do curso.

 

Em 2020, um módulo sobre boas práticas de gestão, organização da produção, beneficiamento, comercialização, logística, rastreabilidade, tributação, rotulagem, comunicação, marketing e manejo do baru inaugurou o Programa de Formação em Agroextrativismo no Cerrado. O curso contou com 100 participantes entre agroextrativistas, indígenas, estudantes, técnicos e interessados na área.

 

Texto: Christiane Peres de Melo/ Apoema Assessoria e Consultoria
Foto: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual