O III Encontro Interestadual do Dia Internacional da Mulher Rural, aconteceu nesta quinta-feira, 18 de outubro em Medianeira no Oeste do Paraná e reuniu mais de 800 mulheres agricultoras. O evento faz parte das atividades do programa Gênero e Geração do Cooperativismo Solidário e neste ano teve como tema "A participação de mulheres e jovens no cooperativismo solidário".

O encontro teve como objetivo fortalecer a participação das mulheres e jovens na organização cooperativa solidária, como perspectiva de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

Mais de 800 mulheres agricultoras participaram do encontro, reunindo representantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Bahia, além de representantes de entidades governamentais e não governamentais a nível nacional e internacional.

Grupos expositores

O encontro oportunizou também a exposição e comercialização de produtos de grupos de mulheres dos municípios das regiões do Paraná e de Santa Catarina. Dentre os produtos expostos, destacam-se a panificação, artesanatos, frutas e derivados da cana-de-açúcar e mel.

Conferências

O Encontro teve início com uma mística de abertura, onde foram representados os alimentos típicos de cada região. Enaltecendo o trabalho da mulher agricultora e o Dia da Alimentação.

O evento contou com duas Conferencias onde foram discutidos como primeiro tema "Cooperativismo solidário, fortalecimento e continuidade: A importância da participação de mulheres e jovens", pela palestrante Nelsa Inês Fabian Nespolo, e ainda "A importância das Inovações tecnológicas para empoderamento da mulher e dos/das jovens na organização econômica da Agricultura Familiar", com a palestrante Lygia Pupatto, Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações.

O tema "A Mulher Rural e Desafios e Oportunidades", foi apresentado pela
coordenadora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Denacoop/Mapa), Vera Lúcia de Oliveira Daller.

Encerrando a manhã foi composta uma mesa de honra com autoridades locais, regionais, nacionais, governamentais e internacionais, além de parceiros, diretores e presidentes das Centrais coligadas a Unicafes Paraná.

Seguro Mulher

Durante o evento a Cresol Seguros em parceria com a Mapfre realizou o Lançamento do SEGURO MULHER, com a apresentação de Guilherme Bini, Colaborador da Corretora MAPFRE Seguros.

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Juntamente com a Comemoração do Dia da Mulher Rural foi celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, e o Presidente da Central Cresol Baser Vanderley Ziger, destacou essas datas e as comemorações em sua apresentação que também enalteceu o Ano Internacional das Cooperativas e o trabalho das mulheres em prol ao desenvolvimento do cooperativismo solidário.

Programa Um Olhar para o Futuro

O Instituto Infocos no III Encontro da Mulher Rural realizou a entrega da
premiação do Concurso de Redação do Programa Um Olhar para o Futuro, onde mais de cem redações de escolas do Paraná e Santa Catarina que participam do Projeto estava concorrendo. A grande ganhadora foi a aluna de São Jorge do Oeste, Roziane Silveira que levou para casa um NetBooK Positivo.

 

Fonte: Assessoria UnicafesPR