Mais de 200 jovens participam da nova edição do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário Jovem
21 de julho de 2021

A Secretaria de Juventude da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realizou, na noite desta terça-feira (20), a Aula Magna de lançamento do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário Jovem (Pecsol Jovem). Promovido com o apoio do Trias e do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (Cegafi), da Universidade de Brasília (UnB), o curso tem o objetivo de promover educação continuada para jovens cooperativistas visando fortalecer o Cooperativismo da Agricultura Familiar e da Economia Solidária.

 

Participarão nesta edição, 215 jovens entre 14 e 32 anos, de 19 Estados onde a Unicafes está organizada, sendo 50% dos educandos mulheres jovens. O público é formado basicamente por jovens cooperados, filhos de cooperados (as), estudantes ou egressos (as) de Escolas Famílias Agrícolas.

 

A Aula Magna, que foi presidida pelo secretário de Juventude, Bruno Engel Justin, contou com falas de jovens que compartilharam suas experiências de formação, bem como, com a explanação das formadoras pedagógicas, Kelly Santiago e Maíra Figueira, que apresentaram a metodologia e plataforma virtual do curso.

 

Conforme Justin, o curso visa ampliar instrumentos para consolidação das redes de cooperação, com fomento às práticas e iniciativas de autogestão, de integração de setores de produção, comercialização e intercooperação. “Vamos juntos empoderar jovens lideranças na promoção do desenvolvimento local, multiplicando a atuação em diversas frentes de trabalho, com eixos vinculados à formação técnica, operacional, estratégica e política”, afirmou.

 

Na sequência do encontro, a professora Allisianne Krystina Saraiva de Figueiredo, gerente de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), abordou os Princípios do Cooperativismo. Ela disse que quando se pensa em desenvolvimento da Agricultura Familiar é preciso pensar no protagonismo da juventude e articulá-la para que se sinta pertencente ao seu meio.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, destacou que essa edição do Pecsol Jovem ficará na memória e parabenizou os jovens que se desafiaram a participar da formação. “Vocês estão semeando uma semente que já está frutificando. Aproveitem este espaço para aprofundarem seus conhecimentos. Aqui está um grupo diferenciado, com diferenças geográficas, culturais e econômicas, o que vem tornar mais enriquecedor o curso. Parabéns pela coragem”, ressaltou.

 

A coordenadora nacional do Trias América do Sul, Gisele Obara, salientou que é a diversidade que faz o cooperativismo ser um diferencial no Brasil. “Alegria fazermos parte deste processo e sonhar junto com vocês. Os jovens têm ousado cada vez mais e por isso que acreditamos neste trabalho. Que o Pecsol seja não só um momento de escuta, mas de compartilhamento”, frisou.

 

O curso

O Pecsol Jovem é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude da Unicafes com o apoio do Trias e da Universidade de Brasília, composto por uma trilha de aprendizagem com quatro cursos, que buscam fortalecer o coletivo nacional da juventude cooperativista da Unicafes, a partir do diálogo sobre a realidade atual. A formação pretende potencializar novas condições e possibilidades para as juventudes do campo, construindo propostas para a sustentabilidade, sucessão familiar e projeto de vida da juventude.

 

Os cursos foram idealizados por jovens de todo Brasil, através de uma maratona de quatro encontros virtuais, focados em encontrar o melhor desenho para o processo de formação da juventude. Foram debatidos os principais temas e conteúdos, metodologias, instrumentos e regras de participação. Os participantes serão certificados pela Universidade de Brasília.

 

A metodologia é baseada na experiência desenvolvida pela Unicafes através do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário, para a modalidade EAD, sendo que os cursos foram estruturados para possibilitar a construção do conhecimento seguindo as fases de Fundamentação Teórica, Problematização, Interação, Multiplicação e Internalização das temáticas. O curso conta com as seguintes ferramentas de interação e construção do conhecimento: Caderno Pedagógico; Podcasts; Encontros virtuais para desenvolver Trabalhos de Grupo; Aulas virtuais e Atividades de Multiplicação do conhecimento.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual