Mais de 100 jovens se formam no Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário Jovem
31 de janeiro de 2022

A Secretaria de Juventude da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) promoveu, na noite desta segunda-feira, 31 de janeiro, a Formatura do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário Jovem (Pecsol Jovem).

 

Realizado com o apoio do Trias Brasil e do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (Cegafi), da Universidade de Brasília (UnB), o curso foi realizado no segundo semestre de 2021 para promover educação continuada para jovens visando fortalecer o Cooperativismo da Agricultura Familiar e da Economia Solidária.

 

Com participação ativa de mais de 100 jovens entre 14 e 32 anos, de 19 Estados, o Pecsol Jovem foi composto por uma trilha de aprendizagem com quatro cursos. A metodologia foi baseada na experiência desenvolvida pela Unicafes e os módulos foram estruturados para possibilitar a construção do conhecimento seguindo as fases de Fundamentação Teórica, Problematização, Interação, Multiplicação, Internalização, além do Projeto Profissional do Jovem (PPJ).

 

Consolidação de um processo participativo

Conduzido pelas assessoras da Secretaria de Juventude, Kelly Santiago e Ana Paula Lopes, a formatura contou com a presença de autoridades regionais, estaduais e nacionais. O secretário de Juventude, Bruno Engel Justin, enfatizou que a formação foi resultado da diversidade e do sonho de jovens que acreditam no cooperativismo.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, salientou que o Pecsol Jovem permitiu a construção de novos conceitos, de um pensamento mais coletivo e de conhecimentos que serão levados para a vida. Lucas Fernandes Barbosa, assessor de Desenvolvimento Organizacional do Trias Brasil, afirmou que o momento foi de celebração. “Esse é um programa construído pela juventude e nós acreditamos na potencialidade do jovem”.

 

Os formandos Daniela Flores e Juarez Sobreiro frisaram que o Pecsol proporcionou muitos conhecimentos. “A formação uniu a juventude, onde criamos laços de amizade, carinho e respeito, disse Daniela. “Com garra e força chegamos até aqui”, completou Sobreiro.

 

Também realizaram falas no evento a secretária de Jovens da Contag, Mônica Buffon; o ex-secretário de Juventude e atual secretário de Comercialização da Unicafes Nacional, Rômulo Dantas; a presidente da Unicafes Rio Grande do Norte e responsável pelo financeiro da Unicafes Nacional, Fátima Torres e também Ícaro Rene de Góis Santos, da Unicafes Bahia.

 

Para conferir como foi a Formatura, assista ao vídeo!

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual