Juventude reunida para debater a sucessão no cooperativismo no Rio Grande do Sul
27 de novembro de 2023

Nos dias 17 e 18 de novembro foi realizado, em Passo Fundo, o 3º Encontro Estadual da Juventude Unicafes-RS. O evento reuniu dezenas de jovens cooperados e filhos de cooperados de associadas à Unicafes-RS, vindos de diversas regiões do Estado.
 

Na sexta-feira, dia 17, o encontro começou com um painel sobre análise de conjuntura da juventude da agricultura familiar cooperativada, com o professor Valdecir Zonin, da UFFS, e sobre políticas públicas para a agricultura familiar, com o Secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Milton José Fornazieri.
 

Após, foram realizadas três oficinas: agroindústria e agroindustrialização, feitio e utilização de bioinsumos e meliponicultura, seguidas de uma gincana de integração entre os presentes. No sábado ocorreu uma atividade dinâmica, com grupos regionais de jovens, planejamento para 2024 e escolha da nova coordenação do grupo. A coordenadora estadual da Juventude Unicafes-RS, Daniela Flores, será sucedida por Kariane Gaiardo.
 

Segundo Daniela, a realização desta terceira edição do evento foi uma realização muito grande. “Vi aqui jovens que participaram no primeiro Pecsol em 2021, e isso foi incrível, pois percebemos o impacto que as nossas ações tem. O trabalho com a juventude na pandemia gerou frutos e o resultado percebemos neste evento. A Kariane é um exemplo disso, e hoje assume a coordenação do grupo.”
 

Daniela destacou que o evento atendeu as expectativas e contou com jovens que têm vontade de contribuir. “Entrego a gestão com a felicidade de saber que quem me sucede dará sequência ao trabalho e tem capacidade para a função. E assim vamos caminhando juntos. Cooperativistas sempre querem mais!”
 

Kariane agradeceu Daniela pelo ótimo trabalho realizado à frente do grupo. “Admiro muito o esforço e a dedicação com que a Daniela conduziu o trabalho, e isso motivou outras pessoas, como eu. Sabemos que a juventude não é o futuro: ela é o presente, pois agora somos jovens e temos vontade e competência para contribuir com o cooperativismo”, afirmou.
 

Ela acrescentou que uma das ações agora é organizar as coordenações regionais, a fim de inserir os jovens que estão em suas regiões para participarem da organização estadual. “As regiões precisam ter seus protagonistas, para que participem ativamente dentro do Estado.”
 

O presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, agradeceu a participação de todos e destacou a importância de promover espaços de debate com os jovens e de trabalhar o papel da juventude na sucessão nas cooperativas.

 

Texto e fotos: Jaqueline Peripolli / Jornalista Unicafes-RS

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual