Jovens rurais participam de encontro nacional promovido pela Secretaria de Juventude da Unicafes
29 de setembro de 2021

Um bate-papo descontraído e de muita troca de experiências. Assim pode ser definido como foi o 1º Encontro do Coletivo de Jovens da Unicafes Nacional, realizado pela Secretaria de Juventude, que reuniu no ambiente virtual, na noite de terça-feira (28), cerca de 50 jovens das cinco regiões do Brasil.

 

O secretário de Juventude da Unicafes, Bruno Engel Justin, destaca que o objetivo da reunião foi de promover um processo de escuta e de fortalecimento do coletivo. “Queremos que os jovens se sintam parte desta construção. É um encontro de jovem para jovem, pois acreditamos na transformação social e na luta da Juventude Cooperativista por uma sociedade mais plural e solidária”, enfatiza.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, prestigiou o evento e ressalta que este é o primeiro passo para construção de uma relação de cooperação e não de competição. “Que maravilha este evento. É um encontro de convergência de ideias, de escutar os vários sotaques do Brasil, mas que têm o mesmo brilho dos olhos”, salienta.

 

Conforme levantamento das assessoras da Secretaria de Juventude, Kelly Santiago e Ana Paula Lopes, atualmente o Coletivo da Juventude da Unicafes conta com 59 jovens inscritos: 52% mulheres e 47% homens, entre 15 e 29 anos, sendo que 74% são vinculados a alguma cooperativa. As assessoras afirmam ainda, que algumas estaduais não possuem nenhuma ação específica voltada para juventude, no entanto, há interesse em implementar. Além disso, todas as estaduais sinalizaram que o Pecsol Jovem tem contribuído de maneira significativa para o contato dos jovens com as cooperativas.

 

Os próximos passos da Secretaria de Juventude são de continuar a formação do Pecsol Jovem, fortalecer o Coletivo Nacional, articular Ações Institucionais e fomentar o Planejamento Pedagógico.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Secretaria de Juventude/Divulgação

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual