Jovens das cinco regiões do Brasil participam de encontro do Coletivo de Juventude da Unicafes
25 de outubro de 2021

A Secretaria de Juventude da Unicafes Nacional realizou, no dia 21 de outubro, virtualmente, o 2º Encontro do Coletivo de Jovens, que reuniu aproximadamente 30 jovens de todo o Brasil. O objetivo destas reuniões tem sido, construir de forma participativa, a identidade coletiva da juventude cooperativista da Unicafes Nacional.

 

Durante o encontro, falou-se sobre o Pecsol Jovem, fruto dos debates do coletivo de juventude, sobretudo no ano de 2020, pautando a importância de uma formação específica para a juventude. Após a abertura, realizou-se a apresentação da Secretária, sua estrutura e missão.

 

No decorrer da programação, foram apresentados os resultados da Árvore dos Problemas, construída no 1º encontro. No diagnóstico, apareceram alguns dilemas enfrentados pela juventude e apontados pelo coletivo: a invisibilidade social, a necessidade de uma educação contextualizada, a necessidade de crédito, de emprego e geração de renda, a ausência de políticas públicas, a necessidade de inclusão da juventude nos espaços estratégicos de tomada de decisão, além de pensar um plano para comunicação não-violenta.

 

Na sequência, foi feito levantamento dos eixos norteadores que direcionarão as ações do Documento Norteador da Secretaria de Juventude, que são: Formação e Educação; Sucessão Familiar; Cooperativismo; Agricultura Familiar; Comunicação; Crédito; Diversidade e Acesso à terra.

 

Conforme as assessoras da Secretaria de Juventude, Kelly Santiago e Ana Paula Lopes,   o encontro foi produtivo, principalmente considerando a metodologia participativa adotada, na qual os/as jovens tiveram liberdade para apontar as suas principais dificuldades, construindo de modo participativo um planejamento de ações para a Secretaria de Juventude.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional – Com informações da Secretaria de Juventude
Foto: Secretaria de Juventude/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual