Jovem mulher é eleita presidente de cooperativa no Rio Grande do Sul
31 de março de 2021

Com um sorriso no rosto, Micheli Bresolin Jacoby, 31 anos, vem escrevendo sua história na Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt), no Rio Grande do Sul. Eleita presidente para a gestão 2021/2022, em Assembleia Geral Ordinária virtual, a jovem tem o desafio de encorajar cada vez mais mulheres a participarem do processo cooperativista.

 

Filha de agricultores familiares, Micheli sempre se interessou pelos assuntos desta cadeia produtiva, realizou cursos sobre o papel e empoderamento da mulher na agricultura familiar, até que, com 24 anos, iniciou na Coordenação de Produção da Coomafitt. Posteriormente, passou por outras funções, chegando à vice-presidência.

 

De lá para cá foram muitos os desafios para ampliar sua participação e mostrar o valor da mulher e do jovem, no entanto, tem valido a pena. “Foi um impacto muito grande quando cheguei na cooperativa, trabalhar com a produção era tarefa de homem e teve um certo machismo, que aos poucos diminuiu e hoje a diversificação no quadro social é amplo. Todos têm poder de decisão”, afirma.

 

Micheli avalia que no cooperativismo há espaços tanto para que os jovens como as mulheres sejam protagonistas. Para isso, é preciso fortalecê-lo e gerar mais oportunidades. “A presença deste público se tornou significativa, e é preciso realizar formações para inseri-los ainda mais. Eu quero ajudar neste movimento, com exemplo e coragem. Juntos, conseguiremos enfrentar as dificuldades, principalmente, neste momento de pandemia que vivemos. A união e participação de todos é o que movimenta nosso setor”, salienta.

 

Saiba mais

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) trabalha para incluir cada vez mais mulheres nas diversas cadeias produtivas da agricultura familiar. Desde sua fundação, luta pela igualdade das mais diversas classes sociais, gêneros e raças, sendo que em 2010, foi criada a Secretaria das Mulheres, que visa incentivar a participação desse público nos espaços de decisão de empreendimentos econômicos solidários.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Arquivo pessoal

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual