Jovem mulher do Mato Grosso do Sul desenvolve habilidades através da produção orgânica da família
03 de setembro de 2021

Nerly Bertipaglia, 24 anos, agricultora de Dourados, no Mato Grosso do Sul, tem desenvolvido diversas habilidades graças ao trabalho de produção orgânica realizado na propriedade da família há mais de meia década. Estudante do curso de Gestão em Negócios, a jovem trabalha no administrativo da Cooperativa de Produção e Comercialização da Rede dos Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul (Cooperapoms) e, com resiliência e amor, tem ampliado cada vez mais a produção familiar.

 

Os mais de 30 itens certificados com selo de produção orgânica, entre hortaliças e frutas, anteriormente à pandemia do Coronavírus (Covid-19) eram comercializados em feiras, bem como para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Atualmente, os produtos são entregues em domicílio e fica sob à responsabilidade de Nerly essa função.

 

“É muito gratificante ver no olhar do cliente a alegria em consumir os produtos que nós plantamos e cuidamos com tanto amor. Eles nos dizem que somos abençoados demais, e isso cria um vínculo tão gostoso, uma amizade”, diz a jovem, enfatizando que alguns clientes fazem tratamento oncológico e percebem a diferença na qualidade de vida em comer hortaliças fresquinhas e sem agrotóxicos.

 

Nerly conta que foram muitos os desafios para aperfeiçoar o negócio familiar, desde a busca por inovações tecnológicas, combate às pragas, até cursos técnicos, porém, através do apoio da Cooperapoms e também do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário Jovem (Pecsol), da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), os resultados são perceptíveis.

 

“Começamos pequenos e estamos nos aprimorando, colocando em prática os mais diversos ensinamentos para agregar mais valor à produção, e é isso que nos dá mais força e vontade para continuarmos trabalhando”, ressalta a jovem, que criou, junto à família, um canal no Youtube para divulgar vídeos da cadeia produtiva.

 

“Temos como lema que família que trabalha unida, permanece unida. E assim temos vivido, buscando proporcionar bem-estar e saúde às pessoas, e agora, por meio dos vídeos, informá-los sobre a produção, que para nós, é nossa vida”, salienta.

 

Para saber mais sobre a história de Nerly Bertipaglia, escute o podcast:

https://open.spotify.com/episode/5ZNkWhgJXraYKiirXhNPJX

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Arquivo pessoal

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual