Jovem acadêmica leva conhecimento para mulheres de assentamento em Tocantins
18 de janeiro de 2022

Com apenas 22 anos, Nataly Neves Campelo, do município de Novo Acordo, Tocantins, tem feito a diferença na vida de 12 mulheres do Assentamento Primogênito. Acadêmica do 7º período do curso de Serviço Social, do Câmpus de Palmas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), ela foi selecionada para participar de um projeto de Formação-Ação.

 

Implementado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), Nataly atua como facilitadora do processo de construção do conhecimento no Curso de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho com ênfase na Saúde Integral das Mulheres. Além disso, realiza um trabalho virtual, no mesmo segmento, com mulheres sediadas em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

 

A jovem conta que são realizadas diversas oficinas práticas, como de artesanato, produção de sabão, troca de informações sobre cooperativismo, patriarcado, agricultura familiar, entre outros. “Trabalhar com essas mulheres é uma experiência única, que somará para a minha vida profissional futura, e é uma maneira que tenho de contribuir para uma melhor qualidade de vida delas e da comunidade no geral”.

 

Nataly ressalta ainda que trabalhar com as mulheres do assentamento é mostrar para elas o quão importante é sua atuação no meio rural e que as mesmas devem ser protagonistas das suas vidas. “Tentamos juntas eliminar a ideia da mulher ajudante do marido, e trazer a mulher produtora, geradora de economia, a que trabalha em tempo integral e precisa de reconhecimento. Por isso, para mim estar com elas é trazer luz para suas vidas”, enfatiza.

 

No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a acadêmica pretende escrever sobre o patriarcado no espaço rural, partindo da sua gênese no princípio da propriedade privada e finalizando com as conquistas obtidas com o movimento feminista.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional – Com informações da Unitins
Fotos: Arquivo pessoal

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual