Com quase tudo pronto para o IV Congresso da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a Diretoria da Unicafes aguarda com ansiedade o credenciamento das 240 cooperativas habilitadas a participar da atividade em Brasília-DF, entre os dias 21 e 23 de maio próximos.

Mesmo com uma participação esperada de aproximadamente 300 pessoas – metade do número de participantes do III Congresso, realizado em 2011 – a edição atual é uma das mais importantes para o Cooperativismo Solidário, tendo em vista toda a pauta ainda aberta sobre a Lei Geral do Cooperativismo, a criação da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) e as construções políticas no país em 2014. 

"A quarta edição é uma atividade voltada, neste momento, para as lideranças do movimento", explica Silvio Monteiro, diretor financeiro da Unicafes. "Por conta disso, abrimos mão de um número maior de cooperados e cooperadas, em função da qualificação do debate", completa.

O IV Congresso Unicafes também será responsável por eleger a nova Diretoria Executiva e os conselhos de Administração e Fiscal para o triênio 2014/2017. A região Sul terá, mais uma vez, a maior representação de delegados e delegadas, com 172 cooperativas aptas a participar. A Abertura do IV Congresso acontece no dia 21, às 11 horas, com a presença de autoridades convidadas.

PARCERIAS

O BNDES, o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil são os patrocinadores da realização do IV Congresso, que conta ainda com o apoio da Oxfam e com a parceria dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e Desenvolvimento Agrário (MDA). A Unicafes e seus parceiros somam forças no trabalho de promover a inclusão social e econômica de milhares de pessoas no País. Este trabalho conjunto fortalece a luta pelo modelo de desenvolvimento econômico sustentável do Cooperativismo Solidário.

[+] LEIA MAIS NAS PÁGINAS 4 e 5.