Intercooperação e compartilhamento de experiências marcam intercâmbio da Unicafes-RS à Argentina
10 de maio de 2023

A Unicafes-RS promoveu, na última semana, uma viagem de intercâmbio para a Argentina. O grupo foi composto por 24 pessoas, sendo 22 pessoas de oito cooperativas associadas à Unicafes-RS e duas pessoas da Unicafes-SC, e conduzido pelo presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, e pelo assessor da entidade, Neri Pies.

 

No dia 2 de maio, o grupo visita a Cooperativa AFA, em Rosário, e a Cooperativa Agropecuária Los Molinos, em Molinos. Neste dia as lideranças cooperativistas também estiveram reunidas na Sede Rede de Cooperativas Alimentos Cooperativos, em Buenos Aires. No dia 3 de maio, a reunião ocorreu no Ministério de Obras Públicas da Argentina, quando participaram entidades relacionadas com o setor cooperativo e de agricultura familiar, a fim de conhecer as políticas e medidas que estão sendo implementadas para apoiar o desenvolvimento do cooperativismo no país.

 

Neste encontro, Argentina, Chile, Brasil e Unicafes-RS apresentaram o trabalho desenvolvido e ouviram as políticas e programas para as cooperativas que os respectivos governos têm. Também foi escrita e assinada uma declaração de cooperação entre os três países e as representações cooperativas. Ainda neste dia o grupo realizou uma visita à Confederação das Cooperativas da República Argentina, em Buenos Aires. Ocorreu uma reunião com representantes da confederação, que apresentaram as políticas públicas que afetam as cooperativas e trocaram ideias e opiniões sobre a situação atual do setor. O secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Milton Fornazieri, do governo brasileiro, acompanhou as pautas deste dia.

 

E no dia 4 de maio, as 24 lideranças cooperativistas se reuniram com representantes da Cooperativa de Trabalho Molinera de Saladillo, da Cooperativa Elétrica Saladillo e da Cooperativa Agropecuária de Saladillo, em Saladillo.

 

Lideranças cooperativistas avaliam a viagem

“O cooperativismo é um movimento social e econômico. Além de uma organização, a cooperação é uma grande missão. E esse propósito precisa ser constantemente alimentado. A intercooperação é um dos caminhos para fortalecer nosso movimento e nossas atividades nas cooperativas”, disse Cláudio Risson, do Sistema Cresol.

 

Para o presidente da Coopeagri, Lecian Gilberto Conrad, “o intercâmbio serviu para reafirmarmos o nosso compromisso com a intercooperação e percebermos a importância do cooperativismo da agricultura familiar em toda a América Latina, além de identificarmos que não estamos sozinhos neste nosso trabalho em defesa da agricultura familiar.”

 

“A missão realizada com as cooperativas da Argentina nos proporcionou conhecer com profundidade o sistema cooperativo do país vizinho. Os desafios e as oportunidades das cooperativas da agricultura familiar dos dois países são grandes”, pontuou o presidente da Agricoop, Mário Antônio Farina. Para a Coasa, a viagem proporcionou troca de conhecimento e experiências. “O cooperativismo, como forma de união, fortalece a comunidade na qual está inserido, e isso esteve muito presente nos locais que visitamos”, destacou o vice-presidente, Roberto Felini.

 

“A viagem foi fundamental porque oportunizou às cooperativas da Unicafes-RS, especialmente as do setor agropecuário, conhecer experiências da Argentina e Chile, ampliando o debate para além da nossa região. Também fortalece, a partir de agora, o cooperativismo da Unicafes-RS a ocupar espaços e qualificar a relação com cooperativas de outros países, demonstrando as experiências que temos e como elas são referência quando se fala em cooperativismo brasileiro e internacional”, afirmou o presidente da Coopac, Ivor Vicentini.

 

Conforme Sandra Nespolo Bergamin e Genês da Fonseca Rosa, da Unicafes-SC, conhecer o cooperativismo argentino reforça a importância da intercooperação entre os ramos do cooperativismo solidário brasileiro e a construção da rede latino-americana do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária, e amplia a importância de manter e construir relações sociais, econômicas e organizativas com o cooperativismo da América Latina.

 

O presidente da Casa, Sidimar Lavandoski, evidenciou a importância do conhecimento adquirido com as diversas cooperativa visitadas e também o aproveitamento da viagem para melhorar ainda mais a intercooperação entre as cooperativas. Para o presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, a viagem oportunizou visitas a pequenas, médias e grandes cooperativas. “Destaco a reunião com a Aliança Cooperativa Internacional, que foi muito importante, além das agendas envolvendo governos do Brasil e Argentina. Esta aproximação foi fundamental, pois firmamos uma carta, em Buenos Aires, com os principais acordos entre as delegações presentes e compromissos que queremos levar adiante a partir desta intercooperação com a América Latina.”

 

Ele complementa avaliando como uma viagem altamente positiva, que rendeu muitos contatos e integração entre as cooperativas associadas à Unicafes-RS, bem como com a Unicafes-SC, e agradeceu o esforço das cooperativas que participaram deste intercâmbio.

 

Texto: Jaqueline Peripolli / Jornalista Unicafes-RS
Fotos: Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual