O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançou edital para selecionar 75 famílias a serem beneficiadas pela reforma agrária no Rio Grande do Sul. As inscrições poderão ser realizadas de 10 a 18 de dezembro na sede da Superintendência Regional do Incra no Estado (Incra/RS), em Porto Alegre, ou nos14 pontos de atendimentos localizados no interior do Estado. 


Os 75 lotes distribuem-se em 28 assentamentos nos seguintes municípios gaúchos: Alegrete, Candiota, Canguçu, Herval, Hulha Negra, Itacurubi, Nova Santa Rita, Pinheiro Machado, Piratini, Santana do Livramento, São Francisco de Assis e São Gabriel.

As vagas direcionam-se prioritariamente às pessoas com cadastro atualizado na Superintendência Regional, seguidas por outros grupos de agricultores na sequência definida pelo edital. Os interessados devem inscrever-se para o lote específico de seu interesse, sendo que a ordem declassificação para cada área seguirá pontuação determinada pela Norma de Execução Incra Nº 45/2005. Além dos documentos pessoais, no ato de inscrição será necessário apresentar comprovação de vínculo com a agricultura.

O resultado do processo seletivo está previsto para 75 dias após o término das inscrições e as famílias contempladas terão quatro meses para providenciar a ocupação dos lotes.

Demais informações constam no Edital de Seleção de Candidatos a Lotes em Projetos de Assentamentos nº 02/2014 e anexos. A versão impressa do documento pode ser encontrada na Superintendência do Incra/RS, escritórios de assistência técnica que prestam serviços para assentados, Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), acampamentos e sedes dos assentamentos com lotes incluídos na seleção.

A opção digital está disponível nos portais www.incra.gov.br e www.wapwapw.com/terraincra.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário, com informações do INCRA