Impactos da pandemia na agricultura familiar - Sob o olhar da Unicafes Nacional
13 de maio de 2021

Vivemos tempos difíceis! Desde 2020, um vírus tem ceifado vidas e sonhos, tem rompido com as mais diversas estruturas sociais, econômicas e sustentáveis. Inevitavelmente, o setor da agricultura familiar e da economia solidária foi afetado, o seu impacto é avassalador. Sem o trabalho das mãos do homem do campo, os alimentos não são postos na mesa.

 

Enquanto União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), historicamente sabemos que a agricultura familiar no Brasil é desvalorizada, principalmente fazendo-se comparativo ao agronegócio, cadeia produtiva também de extrema importância para a economia nacional. Com isso, quero dizer que se já tínhamos dificuldades na articulação e comercialização dos nossos produtos, com a pandemia do Coronavírus (Covid-19), a situação ganhou um novo patamar: muito mais delicado e preocupante.

 

Atualmente, são extremas as dificuldades em decorrência da sustentabilidade econômica das cooperativas de agricultura familiar brasileira, já que se limitou a comercialização dos produtos in natura e semi-industrializados. Outro fator foi que diminuiu-se consideravelmente a oferta dos alimentos aos mercados institucionais, como escolas e universidades, já que nem todas as cooperativas conseguem distribuir para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

Infelizmente tem que se destacar também, que significativa quantidade de produtos, quando não vendidos por preços irrisórios para atravessadores, acabam-se estragando nas próprias propriedades rurais: o que é uma verdadeira lástima. Claro que a ausência de uma política pública emergencial, direcionada para os nossos agricultores rurais, assim como existe para os empresários, por exemplo, é outro aspecto que é necessário se considerar. Certamente, se nossos governantes tivessem um olhar mais humanizado aos agricultores, talvez, muito deste impacto econômico sustentável seria amenizado.

 

Enfim, a pandemia não deixará de existir em função deste cenário e lamentarmo-nos não adiantará. É imprescindível que trabalhemos coletivamente para a construção de planos e ações que venham trazer esperança ao nosso povo que planta e cuida da terra. Nós, enquanto Unicafes, estamos em constante luta para que nossas cooperativas continuem suas atividades, incentivando-as para que insistam e cooperem, pois sabemos que é com a união dos esforços que passaremos por esta pandemia mais fortalecidos.

 

Além da mobilização para que o PAA e Pnae sejam retomados, contamos com o apoio dos mais diversos parceiros, como a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), Trias Brasil, Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e Cresol Confederação – são estes e tantos outros parceiros e amigos, de demais esferas sociais, que incansavelmente nos auxiliam para que o sonho de continuar transformando a sociedade por meio da agricultura familiar e do cooperativismo não esmoreça. Temos fé, esperança e garra, que juntos, dia após dia, faremos deste momento complexo e difícil, mais um degrau para alçarmos voos maiores e seguirmos fomentando a cadeia produtiva que alimenta toda a nação!

 

 

Vanderley Ziger
Presidente da Unicafes Nacional

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual