Aconteceu, nos dias 04 e 05 de julho de 2012, II Congresso da Central Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (CENATER), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - Contag, em Brasília. O Congresso teve como principal objetivo aprofundar estratégias e diretrizes da Central, para fortalecimento e consolidação dos princípios fundacionais. Representantes de cooperativas filiadas à CENATER, oriundos das cinco regiões do país, se encontraram para analisar a situação nacional e aprofundar propostas sobre questões de relevância para a organização.

A CENATER assume a missão de “aglutinar, articular, organizar e mobilizar cooperativas de ATER e outras organizações ligadas a UNICAFES para prestar serviços e assessoria técnica diferenciada voltada ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e ao cooperativismo solidário no Brasil, por meio da formação, inter-cooperação, cooperação, solidariedade e da agroecologia”.

A realização do II Congresso da Central Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural reafirma a trajetória de crescimento da CENATER, como organização essencial para representação das cooperativas de ATER, para interlocução direta com as políticas públicas do Governo Federal e para articulação de estratégias para interação entre os ramos cooperativos.

Entre as propostas do II Congresso estavam:

Fortalecer e constituir as CENATER Estaduais; aprofundar as experiências de ATER em rede; ampliar as ações de formação e capacitação de pessoas, para que possam coordenar e fundamentar o debate sobre o cooperativismo de ATER; reforçar o papel que a UNICAFES com elo articulador do debate e defesa de marcos legais, fundamentação das políticas públicas e ampliação da interação entre os ramos, promovendo processos para maior entendimento da ATER cooperativada.

Além de defender a aprovação de regulação clara sobre cooperativas de trabalho e articular junto ao Governo processos que promovam o reconhecimento do cooperativismo como instrumento de inclusão e desenvolvimento, tornando-o um instrumento de interesse público
na promoção de desenvolvimento sustentável aos diversos setores da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Houve uma roda de debates para a análise das condições estruturais das cooperativas. Entre as representações presentes estavam: Breno Santos e Franklin Antônio Ayres, representando a Cooperativa Multidisciplinar de Assistência Técnica e Prestação Serviços- Coomap/ MG; Túlio Tárcio Coêlho, da Cooperativa de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Copasat / Ceará; Generosa de Oliveira e Cristiane Benevenuto da Cooperativa Cedro no Rio de Janeiro; Iara Oliveira da Cooperativa Consultoria e Pesquisa de Serviços de apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável - Coopeser na Bahia; Itamar Schuck Cooperfronteira do Paraná;  Evanilce Esteves da Cooperativa de Trabalho Agro Ambiental - Cootranon de Rondônia; Urbano Carvalho Oliveira da Unicafes Bahia; Ciro Eduardo Corrêa da Confesol; Olívio Drambus - Cooperiguaçu/PA;  Cláudia Regina Cascás, representando a Cooperativa de Serviços Técnicos - Coosert /MA; Silvio Ney Barros Monteiro e Kelsilene Nunes da Cooperativa de Trabalho, Assistência Técnica, Prestação de Serviço e Extensão Rural – Coopter/ TO;  Valons Jesus Mota da Cooperativa Serviços Técnicos Desenvolvimento Rural - Coostec/GO.

Conforme a definição do estatuto social foi procedida à eleição, aprovada por unanimidade pela Assembleia, da nova diretoria e dos 2/3 do conselho fiscal da CENATER. A eleição aconteceu no II Congresso da Central Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, realizado na sede da Contag, em Brasília\DF.

Definindo,  da seguinte forma, a nova direção: Diretora Executiva - Generosa de Oliveira Silva; Diretor-Financeiro – Valons de Jesus Mota; Diretor administrativo – Sebastião Rodrigues de Castro; Diretora administrativa – Iara de Andrade Oliveira;  Diretor Conselheiro – Olívio Drambus. Para o Conselho Fiscal: 1° titular: Claudia Regina Cascais Sousa; 2 ° titular – Franklin Antônio Barbosa Aires ; 3 ° titular – Kelsilene Nunes  ; 1° suplente – Tulio Tárcio Coêlho;  2° suplente – Marcone Bezerra Santos; 3° suplente - Silvio Ney Barros Monteiro.

 

O evento foi realizado em parceria com o SEBRAE.