O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, participa, nesta quinta-feira (16), da 8ª Rodada de Avaliação – Termo de Parceria para Ações de Convivência com o Semiárido, em Caruaru (PE). O objetivo é acompanhar um conjunto de medidas estruturantes para as comunidades que convivem com longos períodos de estiagem.

As ações incluem a distribuição de sementes crioulas e varietais para agricultores familiares e a assinatura de um contrato de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para promoção da agricultura familiar agroecológica, orgânica e extrativista. Os serviços de Ater vão beneficiar 450 famílias de agricultores e agricultoras de nove municípios pernambucanos. O valor do contrato, que será executado em três anos, é de R$ 2,3 milhões.

Cidadania

No local do evento, o MDA montará a estrutura do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, que emite documentos civis e trabalhistas de graça para as trabalhadoras do campo. A expectativa é atender pelo menos 200 pessoas, com a emissão de cerca de 400 documentos.

Com a documentação em mãos, as mulheres passam a ser reconhecidas como cidadãs e como agricultoras familiares ou camponesas, tendo os seus direitos garantidos e podendo se beneficiar de um conjunto de políticas públicas voltada para o acesso à terra, assistência técnica e crédito.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, também participa do evento, que é promovido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário