Foto: Ascom/MDA

Representantes de onze países da América Latina terão a oportunidade de conhecer melhor a experiência brasileira em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e em políticas públicas, além de discutir seu fortalecimento no âmbito da Cooperação Sul-Sul nos temas de agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável.

Para isso, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizam nesta quinta-feira (dia 3/4), o Fórum Internacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. O tema do Fórum é "ATER e o Ano Internacional da Agricultura Familiar".

Na agenda do encontro será apresentado o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 (AIAF14), decretado pelas Nações Unidas com o objetivo de dar visibilidade à agricultura familiar e aos pequenos agricultores pelo seu importante papel na erradicação da fome e da pobreza, na provisão de segurança alimentar e nutricional, na melhora dos meios de subsistência, na gestão dos recursos naturais e na proteção do meio ambiente para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

Além disso, está na pauta do Fórum a ATER e a Cooperação Internacional Sul-Sul, suas iniciativas e parceiros estratégicos, a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF/Mercosul) e a realização de grupos de trabalho.

RELASER

O Fórum acontece simultaneamente à reunião do Comitê Diretivo da Rede Latino Americana dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Relaser), que será realizado entre os dias 2 e 4 de abril. A reunião é um espaço para dialogar e discutir as atividades estratégicas da Rede.

No último dia, os participantes estrangeiros farão uma visita a campo para conhecer o trabalho de ATER e das políticas públicas brasileiras e a experiência do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional.

[+] SERVIÇO:
Fórum Internacional de ATER
"ATER e o Ano Internacional da Agricultura Familiar"
Local: Foz do Iguaçu, PR, Brasil.
Data: 03 de abril de 2014, 9 horas.