Fórum das Unicafes do Nordeste é constituído
12 de janeiro de 2022

Com o objetivo de fortalecer o Sistema Unicafes Nacional através de um cooperativismo popular, solidário e inclusivo, foi instituído em dezembro de 2021, em Salvador, na Bahia, durante a Feira Baiana da Agricultura Familiar (Febafes), o Fórum das Unicafes do Nordeste.

 

As oito Unicafes do Estado: Paraíba; Maranhão; Pernambuco; Ceará; Rio Grande do Norte; Alagoas; Sergipe e Bahia constituíram um espaço político de discussão das questões comuns de interesse das Federações e de diálogo com o Consórcio dos governos estaduais do Nordeste.

 

Na ocasião, foi criada uma coordenação para o Fórum, composta por: Ícaro Rene de Góis Santos (BA); Fátima de Lima Torres (RN) e Regina Dantas de Carvalho (BA). Para assessorar o funcionamento da articulação foram definidos os seguintes nomes: Vital de Carvalho Filho; Adalberon Sá Júnior; Derivaldo Santiago Oliveira e Kelly Santiago.

 

Ações de fomento

Entre as principais metas do Fórum está de identificar as experiências exitosas de comercialização convencional e institucional; mapear por Estados os ramos de cooperativas; agendar uma audiência com o Consórcio de Governadores do Nordeste e com o Fórum de Secretários de Agricultura do Nordeste para apresentar e buscar parcerias de comercialização com as Forças Armadas e Hospitais Públicos.

 

Entre os objetivos também está a elaboração de um catálogo de produtos; consultoria de plano de negócios; reunião com cooperativas de Crédito e Associações de Supermercados; além de normatização da Questão Tributária entre os estados e linhas de crédito para os estados do Nordeste; entre outras metas.

 

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, que participou da implantação do Fórum, ressalta que o mesmo vem potencializar a agricultura familiar nordestina. “É um canal essencial para o debate das demandas destes estados, tão importantes para alavancar o cooperativismo brasileiro”.

 

A presidente da Unicafes Bahia, Regina Dantas de Carvalho, salienta que o Fórum reafirma o compromisso e fortalecimento do cooperativismo popular e solidário. “Juntos e unidos fortalecermos cada vez mais o Sistema da Unicafes Nacional e Regional”.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional – Com informações do Fórum Nordeste
Fotos: Fórum Nordeste/Divulgação

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual