Formação estratégica para cooperativas do Sistema Unicafes é pauta de encontro presencial no Paraná
11 de novembro de 2022

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realizou de 08 a 10 de novembro, em Francisco Beltrão, no Paraná, o Encontro do Núcleo de Cooperativismo da Economia Solidária (Necsol), que reuniu representantes da diretoria-executiva, presidentes de Unicafes Estaduais, conselheiros e assessores institucionais.

 

A pauta principal contemplou o projeto piloto Soluções em Gestão, Governança e Negócios para Cooperativas do Sistema Unicafes, que beneficiará 100 cooperativas do Brasil, em 14 estados e, conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

 

Aconteceram rodas de conversas visando ações estratégicas para os cursos iniciais que são:  Projeto de Desenvolvimento; Desenvolvimento Sistêmico e Identidade, bem como, a estruturação de Soluções para Negócios Cooperativista; Gestão Cooperativista; Governança Cooperativista; Jovens Cooperativista; Mulheres Cooperativistas e Solução de Crédito. Além disso, a equipe técnica e de coordenação participou da gravação de vídeos dos cursos.

 

Durante os três dias de encontro também dialogou-se sobre a análise de conjuntura política atual; desafios e oportunidades para o cenário 2023-2026; proposições de prioridades para o Governo Federal, além de estratégias de fortalecimento institucional e de interlocuções municipais e estaduais.

 

Entre os destaques, a necessidade do enfrentamento da desigualdade social e a distribuição de alimentos; uma comunicação mais eficaz que dialogue com o cooperativismo da agricultura familiar; formação de capital social; desconstrução de paradigmas culturalmente construídos do setor; entre outros.

 

O objetivo é trabalhar no desenvolvimento e fortalecimento de projetos de efetivação ao Plano Nacional de Juventude; regulamentação de políticas públicas; formação cidadã; acesso à terra; sucessão familiar; direito à territorialidade; ampliação e expansão de cooperativas; paridade de gênero no Congresso Brasileiro; bem como do diálogo transversal; representatividade em espaços políticos organizacionais e de temas emergenciais do campo e da economia solidária.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Daiane Benso/ Carolina Queiroz/ Daniela Celuppi/ Josiane Gonçalves/Unicafes

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual