Feminismo e Relações Patriarcais de Gênero e Geração é tema da Segunda Roda de Conversa do Programa de Formação da Secretaria de Mulheres da Unicafes
25 de agosto de 2021

Durante Agosto é celebrado o “Agosto Lilás”, Mês de Enfrentamento e Prevenção da Violência contra a Mulher e também comemorado os 15 anos de existência da Lei Maria da Penha. E para fortalecer o movimento das mulheres brasileiras, promovendo reflexões sobre a temática, a Secretaria de Mulheres da Unicafes Nacional, em parceria com o Trias, realizou nesta quarta-feira, 25, a Segunda Roda de Conversa do Programa "Mulher Cooperada: Formar para transformar", que teve como tema Feminismo e Relações Patriarcais de Gênero e Geração.

 

O encontro foi conduzido pela secretária de Mulheres da Unicafes Nacional, Sandra Nespolo Bergamin e pela coordenadora de Diversidades na Cresol Central e integrante da coordenação da Rede LA de Mulheres e Economia Solidária, Sirlei Gaspareto, e contou com importantes falas de Isaura Isabel Conte: Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação de mais de 10 anos no Movimento de Mulheres Camponesas do Estado Gaúcho; Miriam Nobre: Engenheira agrônoma e militante da Marcha Mundial das Mulheres, cujo Secretariado Internacional coordenou entre 2006 e 2013; e Alda Detofol: Pedagoga, especialista e consultora na área da Criança, Adolescente e Mulheres e vereadora em exercício em Chapecó (SC).

 

Além de reflexões acerca do conceito de “gênero, patriarcado e feminismo”; falou-se sobre políticas públicas de defesa e proteção da mulher; Lei Maria da Penha; diferentes tipos de violência; empoderamento das mulheres; entre outros assuntos. A Roda de Conversa teve ainda a apresentação de vídeos com as experiências da Casa de Acolhimento Anatália de Melo Alves e da Cooperxique, bem como demais informações pertinentes à formação.

 

O Programa

"Mulher Cooperada: Formar para Transformar" foi construído por mulheres de todo Brasil, motivadas pela Secretaria Nacional de Mulheres, que através de uma maratona de encontros virtuais encontraram o melhor desenho para o processo de formação das mulheres cooperativistas. Serão promovidos até novembro encontros mensais com as seguintes temáticas: O Papel da Mulher no Cooperativismo; Feminismo e Relações Patriarcais de Gênero e Geração; A Mulher na Agricultura Familiar na construção de alternativas produtivas; Dia Mundial da Mulher Rural – “Mãos que constroem e alimentam” e uma temática livre escolhida pelas participantes.

 

Participam da formação mais de 200 mulheres de 23 Estados do Brasil, que são cooperadas e lideranças da Agricultura Familiar e do cooperativismo ligadas às organizações. A metodologia contempla aulas simultâneas, aliando conhecimento teórico e prático, podcasts e vídeos com experiências inspiradoras. As participantes que concluírem 75% das atividades receberão certificado emitido pela Unicafes e Trias.

 

Para conferir a Segunda Roda de Conversa, veja o vídeo:

Texto: Daiane Benso – Ascom Unicafes Nacional
Foto: Fernando Ringel

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual