Rural e urbano se encontram nesta sexta-feira (5) em Vitória, no Espírito Santo. A capital capixaba recebe pela nona vez a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do estado (Feafes). Por três dias, os visitantes poderão degustar frutas, verduras, hortaliças, café, vinhos, licores, doces, pães, biscoitos, defumados, artesanato e comidas típicas da agricultura familiar capixaba, expostos nos 120 estandes montados no evento. A feira, que conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizada na Praça do Papa, segue até domingo (7).

 

Para o delegado federal do MDA no Espírito Santo, Josean Vieira, a Feafes é uma oportunidade de crescimento para a agricultura familiar do estado, porque promove a aproximação entre o meio rural e o urbano. “Há nove anos, a Feafes leva produtos orgânicos do campo para a mesa das pessoas que moram no meio urbano e promove a divulgação da produção rural”, afirma. A expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas visitem a feira.

Crédito

A programação do MDA na Feafes inclui diversos eventos para levar aos expositores e agricultores familiares informações sobre políticas públicas. No sábado (6), será lançado o Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 para o Espírito Santo com uma série de novas medidas anunciadas pelo Governo Federal para o fortalecimento da produção agrícola no estado.

Após o lançamento, um seminário estadual do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) da Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA (SRA/MDA) vai debater, o funcionamento do programa no Espírito Santo, com cerca de 400 agricultores familiares integrantes do programa. Foram selecionadas 14 experiências de sucesso do PNCF, que já atua em 62 dos 78 municípios do estado. Um exemplo é a cidade de Mimoso do Sul, no oeste do estado, onde o programa fez circular, em 2012, R$ 6,8 milhões - cerca de quatro vezes o valor de arrecadação do município.

“É essa experiência que queremos mostrar não só aos participantes, como às entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), aos sindicatos de agricultores familiares e aos nossos parceiros”, explica o delegado do MDA, Josean Vieira.

O seminário contará com a presença do coordenador de regularização fundiária da SRA, Francisco Urbano. Segundo Francisco, o objetivo é mostrar, principalmente a quem ainda não acessou o programa, que é possível melhorar de vida. “Queremos chamar atenção para a importância do programa pela qualificação, pela experiência daqueles que compraram a terra e hoje produzem nela”, antecipa Urbano.

“Ano após ano, a feira se torna cada vez mais uma oportunidade de compartilhar o resultado dos programas para a agricultura familiar,” explica Vieira. “Para os agricultores, é o momento de expor seus produtos, aumentar a comercialização e contribuir para o aumento da qualidade de vida no campo”. 


Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (Feafes) 
Data: 5, 6 e 7 de julho 
Hora: 9h 
Local: Estacionamento da Praça do Papa - Vitória (ES)

Fonte: Portal MDA

Foto: Ascom/MDA