Feira Coop Alagoas destaca a importância das Mulheres e Jovens no Cooperativismo
27 de setembro de 2022

A força das Mulheres e da Juventude Cooperativista também foi evidenciada na Feira Coop Alagoas, realizada de 23 a 25 de setembro, na Praça Multieventos, em Maceió.

 

A secretária de Mulheres, Sandra Nespolo Bergamin e o secretário de Juventude, Bruno Engel Justin, da Unicafes, palestraram sobre o protagonismo destes públicos na Agricultura Familiar, salientando o seu potencial e incentivando-os a assumirem cada vez mais espaços de decisão no Cooperativismo. Ambos lembraram da resolução de ampliação da participação de mulheres e jovens no Sistema Unicafes, aprovado neste ano, que promove a inclusão de 30% de jovens e mulheres em todas as instâncias de direção.

 

Sandra falou sobre a importância da organização das mulheres, de suas lutas e conquistas, exemplificando com depoimentos de mulheres líderes, bem como, debateu-se sobre a constituição do Coletivo de Mulheres da Unicafes Alagoas, implementação da resolução da paridade nos espaços do cooperativismo solidário e criação da Rede Estadual das Mulheres Cooperativadas.

 

Justin comentou sobre algumas ações da Secretaria, como o Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol Jovem) e a formação política em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Ele destacou a importância da formação como uma ferramenta capaz de transformar vidas e a necessidade dos processos participativos, democráticos e transparentes para aproximar e viabilizar a participação dos jovens.

 

Cooperativismo: Espaço de partilha

A expressiva participação das mulheres foi um marco na Feira Coop. Cerca de 90% das cooperativas eram constituídas por representantes do sexo feminino. A secretária de Mulheres da Unicafes Alagoas, Verônica Santos Gomes, salienta que as mulheres foram preponderantes para o sucesso da produção e comercialização dos produtos expostos no evento.  

 

A vice-presidente da Unicafes Alagoas, Maria José Alves, disse que ver as mulheres participando de uma feira que às empodera e ocupando cargos de liderança dentro das cooperativas e associações é resultado de trabalho, persistência e luta. “No cooperativismo tem espaço para todos. As mulheres são fortes e tem capacidade de transformar o meio em que estão”, frisou.

 

Para o secretário de Juventude da Unicafes Alagoas, Fernando Barbosa, a Feira Coop proporcionou um momento ímpar de intercooperação. “Jovens compartilhando experiências de sucesso com outros jovens, apresentando uma nova realidade, inspirando e ajudando. Foi incrível”, finalizou.

 

Texto: Daiane Benso/ Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Feira Coop Alagoas/ Assessoria

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual