A abertura oficial da VII Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar, aconteceu na noite de quinta-feira (4), no Jardim dos Namorados, em Salvador. Organizada pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia - UNICAFES Bahia, com o tema “Seu consumo responsável ajuda a mudar o mundo”, a feira tem o objetivo de dar visibilidade e promover os produtos da agricultura familiar e economia solidária e conta com a participação de 150 grupos de produção coletiva, como cooperativas, associações, grupos informais, culturais e comunidades tradicionais.

A presidente da UNICAFES Bahia, Iara Andrade, considera que a feira serve tanto para comercializar os produtos como também para oportunizar a formação e a informação, troca de saberes entre os expositores e a população de Salvador e região metropolitana.

Para o secretário Eduardo Salles, “esse evento é a consolidação de todo trabalho da Secretaria da Agricultura, através da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf). “Não adianta produzir sem comercializar. Essa feira é resultado final de um trabalho realizado em equipe”, disse.

De acordo com o superintendente da Suaf, Wilson Dias, a feira receberá visitas de empresários, donos de hotéis, restaurantes, diretores de escolas públicas, gerentes de supermercados que poderão conhecer os produtos e realizar negócios, além de ser uma oportunidade única de promover o encontro entre o consumidor da capital e o produtor do campo.

“Nossa participação visa fortalecer e dar visibilidade a esses empreendimentos, possibilitando aos agricultores, agregar valor à sua produção”, disse o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Wellington Rezende Hassegawa.

Estiveram presentes na feira a chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olivia Santana, representantes do SEBRAE, FETRAF Brasil, ARCO Sertão e REPARTE. 

O evento segue até domingo (7), com o apoio do Fórum Baiano de Economia Solidária, da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol) e da Secretaria da Agricultura, através da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da UNEB e da UFRB.