Estação do Roda Bem Caminhoneiro é entregue na Bahia
04 de fevereiro de 2022

O município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, recebeu na quinta-feira (03) uma estação do Roda Bem Caminhoneiro, programa promovido pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania e, gerido pela Unicafes Nacional. A ação oferece assessoramento técnico, cursos de qualificação, escritórios-contêineres equipados com depósito, escritório e lavabo, além de reservatório de óleo diesel com a primeira carga de 15 mil litros de combustível para alavancar o capital de giro das cooperativas. O investimento total do Governo Federal no projeto chega a R$ 18 milhões.

 

O ministro da Cidadania, João Roma, destacou a importância do projeto para a autonomia dos caminhoneiros. “Estamos concretizando esse projeto que é o início de uma caminhada transformadora para todos os transportadores autônomos. Ele abre um horizonte em todas as searas, não apenas em condições de trabalho, mas também em melhoria de acesso a implementos com preços menores, em poder negociar cargas diretamente, sem fazer subcontratações, para criar cada vez mais autonomia na carreira de cada um”.

 

O Roda Bem Caminhoneiro tem como objetivo estruturar e fortalecer um sistema cooperativo nacional para os transportadores rodoviários autônomos em forma de rede, em parceria com as cooperativas selecionadas pelo projeto. O programa já disponibilizou 15 instalações do tipo, beneficiando 68 cooperativas de transportadores autônomos. Em média, cada estação custa R$ 180 mil.

 

Produtos como pneus, lubrificantes e peças também poderão ser comprados a preços mais baixos, através de um aplicativo do projeto, que conta com uma central de compras digital. Também integra o projeto o desenvolvimento de software e site, além de notebook, smartphone e ar condicionado. As cooperativas ficam responsáveis pelas compras em larga escala, podendo vender aos caminhoneiros os produtos com preços mais competitivos.

 

Confira as cidades que já receberam instalações do projeto:

1. Campo Grande (MS)

2. Canoas (RS)

3. Castro (PR)

4. Chapecó (RS)

5. Dourados (MS)

6. Ibirubá (RS)

7. Itapoá (SC)

8. Luís Eduardo Magalhães (BA)

9. Luziânia (GO)

10. Rio Verde (GO)

11. Santo Antônio da Platina (PR)

12. Serra (ES)

13. Tapejara (RS)

14. Vera (MT)

15. Viana (ES)

 

Texto: Com informações da Comunicação Ministério da Cidadania
Fotos: Júlio Dutra/Ministério da Cidadania

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual