Especial 08 de março – Dia Internacional da Mulher - O protagonismo da mulher na Agricultura Familiar
09 de março de 2021

Lutar contra as injustiças sociais sempre foi uma característica de Maria Senhora Carvalho da Silva, 71 anos, agricultora familiar, ex-presidente e atual diretora-financeira da Cooperativa de Produção e Comercialização (Cooaf-Bico), de Esperantina, extremo norte do estado do Tocantins. Sua história é marcada pela luta dos direitos sociais, pela liberdade de expressão e pela conquista do espaço das mulheres.

Maria iniciou no movimento sindical por meio da igreja católica, auxiliando pessoas que buscavam por um pedaço de terra. Sua constante liderança e envolvimento social, levou a ser diretora da Federação do Estado da Secretaria de Politica Agrícola de Tocantins e, posteriormente, presidente do Sindicato Rural de Trabalhadores Rurais de Esperantina.

Visionária da igualdade, Maria nunca se acovardou diante da opressão e incentivou a criação da Cooaf-Bico, da qual já foi presidente, sendo precursora de iniciativas voltadas à produção de diversas cadeias produtivas e dos projetos de alimentação escolar. A agricultora familiar ainda trabalhou em prol da  União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) de Tocantins e continua auxiliando na formação de grupos dos mais diversos segmentos sociais, como da Colônia de Pescadores de Esperantina.

Maria conta que por ver tantas injustiças sentiu em seu coração a necessidade de trabalhar nos movimentos sociais e ajudar pessoas. “Fui criada na roça, trabalhando muito, inclusive sendo expulsa da terra em que trabalhávamos. Foram tantos conflitos por terra, que precisava lutar pela liberdade dos trabalhadores rurais, lutar pelos pobres, por todos os direitos negados”, diz.  

Para ela, ser mulher neste cenário é algo ainda mais desafiador, pois significa ter força e empenho para conquistar seus direitos. “Sempre estive envolvida em meio aos homens, e para nós nada é de graça. Ser mulher por si só já é mais difícil, mas a cada dia melhoramos um pouco o nosso meio e podemos falar com convicção de que tudo tem valido a pena. É isso que nos mantém em pé, trabalhando com esperança”, salienta Maria.

 

***Conheça também a história de Rozineide e Raiane dos Santos, mãe e filha, respetivamente, que através da agricultura familiar estão tendo melhoria na qualidade de vida e mais oportunidades de renda:

Produção de bolos traz renda e empoderamento para agricultoras familiares do Rio Grande do Norte: http://unicafes.org.br/noticia/663

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Arquivo pessoal

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual