Especial 08 de março – Dia Internacional da Mulher - A participação das mulheres em espaços cooperativos
08 de março de 2021

Ser mulher é transcender o espaço. Ser força e luz em qualquer lugar. Cada mulher, independentemente de cor, classe social ou crenças, tem um poder único e essencial para a transformação social. Neste dia 08 de março, quando o olhar se volta às mulheres, é imprescindível repensar sua importância nos mais diversos contextos. Na agricultura familiar e na economia solidária, sua relevância é valorosa, e representa uma constante luta por melhores condições de trabalho, salário, igualdade, dignidade, respeito e empoderamento.

Para homenagear essas mulheres, que diariamente constroem e reconstroem a história da agricultura familiar do Brasil, a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) traz reportagens sobre o protagonismo das mulheres no setor e também apresenta dados de sua participação no cooperativismo. Confira!

 

A participação das mulheres em espaços cooperativos
Unicafes Nacional trabalha para incluir cada vez mais mulheres nas diversas cadeias produtivas da agricultura familiar

A realidade do universo feminino no cooperativismo vem se transformando gradativamente. No entanto, ainda se tem muito a avançar. Conforme a pesquisa “Participação das mulheres em espaços cooperativos”, organizada e realizada pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes),  em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com o Observatório Agriculturas Familiares Latino-Americanas (Afla), e com a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul ampliado (Reaf), somente 20% das mulheres participam de comissão diretiva, em assentos de agente, conselheira fiscal, coordenação, diretora conselheira, gerente geral ou presidência.

A pesquisa ainda indica que 37,5% são membros de conselhos ou coordenações; 25% atuam na presidência e vice-presidência; 6% atuam em secretarias e 9% são tesoureiras, além de que, a maior parte das mulheres que participam em comissão diretiva tem acima de 40 anos e aquelas acima de 55 anos representam 47%.

Os dados também demonstram que a maioria das mulheres (59%) ressaltaram que tem sido viabilizado, discutido ou tratado a respeito da questão de gênero em sua cooperativa. E, conforme os dados, as Cooperativas de Poupança e Crédito são aquelas que mais promovem o debate da questão e gênero em suas atividades, seguidas pelas Cooperativas Agropecuárias e Sociais.

A pesquisa foi inspirada no Diagnóstico de Gênero do Cooperativismo Solidário feito no Uruguai em 2018, durante o I Encontro das Mulheres Rurais do Mercosul, que ocorreu em Medianeira, no Paraná, e entrevistou 173 mulheres.

Canal de representação

Os dados chamam atenção para que se tenha um olhar mais profundo sobre o papel da mulher no cooperativismo e reforçam a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Unicafes, desde sua fundação, na luta pela igualdade das mais diversas classes sociais, gêneros e raças.

Exemplo disso foi a criação da Secretaria das Mulheres, em 2010, canal este de representação do público feminino dentro das cooperativas, que visa incentivar a participação das mulheres nos espaços de decisão de empreendimentos econômicos solidários e promover atividades de formação voltadas ao empoderamento feminino.

A diretora da Secretaria de Mulheres da Unicafes, Fátima Lima Torres, avalia que a participação das mulheres nos espaços cooperativos tem crescido aos poucos. Segundo ela, é salutar que a Instituição, bem como as próprias cooperativas incentivem por meio de ações e formações, cada vez mais, a inserção do público feminino no setor.

“Se observarmos, tivemos um avanço nos últimos dez anos nesta questão, inclusive com a prerrogativa estatuária de que as mulheres devem integrar as diretorias das cooperativas. Estamos inseridas em diversos meios, contribuindo com o nosso olhar atento e sensível às causas sociais. Porém, continuaremos nesta luta para que mais mulheres se unam a nós, para lutarmos por igualdade, buscarmos novos espaços de empoderamento e reconhecimento que tanto almejamos”, ressalta Fátima.

Confira, na íntegra, a pesquisa Participação das Mulheres em espaços cooperativos:

https://unicopas.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2019/03/An%C3%A1lise-do-question%C3%A1rio-aplicado-no-evento-das-mulheres.reaf_.2018.revisado.pdf

Veja também, no vídeo abaixo, depoimentos de mulheres que participaram, de 11 a 13 de maço de 2020, do Encontro Regional de Mulheres da Unicopas no Nordeste. O encontro reuniu cerca de 20 participantes de todas as centrais afiliadas: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Foto: Divulgação

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual