Encontro Nacional do Sistema Unicafes reúne representantes de cooperativas de todo o Brasil
21 de junho de 2023

De 19 a 21 de junho, no Centro Cultural Missionário, em Brasília (DF), foi realizado o Encontro Nacional do Sistema Unicafes, que contou com agenda conjunta do Conselho de Administração e dos Educadores do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol).

 

A programação da segunda-feira (19) contemplou apresentações e reflexões sobre o cenário da execução do Pecsol nos Estados e as perspectivas e expectativas para o programa em 2024-2026.

 

PNACSOL
Na terça-feira (20) aconteceu agenda interministerial para apresentação do Programa Nacional de Fortalecimento do Cooperativismo da Agricultura Familiar de Economia Solidário (PNACSOL). O objetivo é fomentar e fortalecer as Cooperativas da Agricultura Familiar de Economia Solidária, promovendo o cooperativismo, como protagonista do desenvolvimento sustentável, no âmbito social, produtivo e econômico nas diversas regiões do Brasil.

 

Com visão de curto, médio e longo prazo e, com caráter interministerial, o PNACSOL busca apoio à produção, industrialização, gestão e comercialização dos produtos da agricultura familiar, tendo como fundamentos a maior interação entre as políticas públicas, acesso aos diferentes mercados; a inclusão sócio produtiva; ampliação na produção de alimentos saudáveis, com práticas de desenvolvimento sustentável e foco no combate à fome e promoção da segurança alimentar da população.

 

Participaram da agenda o diretor do PAA, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Nonato Lima; o diretor do Departamento de Desenvolvimento Territorial Socioambiental,  da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental (SGFDT), Olivo Dambros; o diretor de Economia Solidária, da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (MTE), Manoel Vital de Carvalho Filho; o coordenador geral de Cooperativismo e Associativismo da Secretária de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), Alex Kawakami; a secretária nacional de Bioeconomia (MMA), Carina Mendonça; a coordenadora-Geral de Formação, Construção do Conhecimento e Fomento à Ater; Regilane Fernandes; a vice-presidente da Unicopas, Mayza Gadelha; a secretária de Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcelos e o presidente da Unisol Brasil, Arildo Mota Lopes.

 

Plataforma de Fomento ao Cooperativismo
No período da noite do dia 20 foi promovida agenda conjunta com a Unicopas, ocasião em que foi apresentada a Plataforma de Fomento ao Cooperativismo Solidário para parlamentares. A mesma constitui-se no posicionamento e nas proposições da Unicopas e suas centrais: Concrab, Unicafes, Unicatadores e Unisol para a construção de uma política de promoção do Cooperativismo Solidário.

 

Além dos presidentes da Unicafes, Unicopas e Unisol, Aparecido Alves, Claudete Costa e Arildo Mota, participaram do encontro a deputada federal, Erika Kokay; os deputados federais Elton Welter, Antônio Tadeu Veneri, Alexandre Lindenmeyer, Elvino José Bohn Gass, Zeca Dirceu e Fernando Mineiro; a coordenadora do Agronegócio do Sebrae, Newman Costa e a secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma.

 

Ao fim do ato, cortou-se o bolo de aniversário e cantou-se parabéns para a Unicafes pelos seus 18 anos de constituição, que é celebrado no dia 22 de junho.

 

Assembleia Geral
Já na quarta-feira (21), no formato semipresencial, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Unicafes. Apresentou-se o Relatório Anual de Atividades e do Parecer do Conselho Fiscal, em relação às contas da entidade, referentes ao ano anterior, bem como debateu-se sobre alguns projetos executados. Além disso, iniciou-se diálogo sobre a Reforma do Estatuto Social e do Plano de Atividades, que serão retomados em nova oportunidade.

 

Na ocasião ainda debateu-se sobre a organização produtiva e de negócios; organização de crédito e espaço e a organização da agenda ambiental na Unicafes.

 

Também na quarta-feira, representantes da Secretaria de Mulheres da Unicafes participaram no Palácio do Planalto da entrega da pauta de Reinvindicações das Margaridas para o Poder Executivo. A 7ª Marcha das Margaridas será realizada nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília (DF) e deve reunir mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades. As Margaridas vão marchar pela reconstrução do Brasil e pelo bem-viver.

 

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional
Fotos: Daiane Benso e Jaison Moura/ Unicafes Nacional - Erika Braga/Unicopas

 

Mais fotos podem ser conferidas na página do Facebook da Unicafes: https://www.facebook.com/unicafesnacional
Documentos sobre o PNACSOL e a Plataforma do Cooperativismo estão disponíveis neste link: https://www.unicafes.org.br/publicacoes-oficiais

 

 

 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual