Entre os dias 17 e 18 de agosto, foi realizado o IX Encontro Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Centro Diocesano, município de Feira de Santana, Bahia. Com o intuito de debater sobre a atual conjuntura política e econômica do país, e desta forma reestruturar as estratégias do Cooperativismo Solidário.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas dos territórios baianos, pertencentes a cooperativas e associações de vários ramos, com o intuito de discutir acerca das estratégias Cooperativismo Solidário da Agricultura Familiar.

Whatsapp image 2017 08 21 at 1.52.22 pm

A mesa de abertura do evento contou com a participação de Iara Andrade, presidente da UNICAFES Ba,representantes da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Agência de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA), Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e Fórum Baiano da Economia Solidária (FBES).  

A mesa discutiu sobre o atual cenário político, bem como levantou reflexões acerca do seguimento da Agricultura Familiar, Economia Solidária e a importância do cooperativismo para construir uma sociedade mais justa para todos e todas.

A metodologia empregada trouxe o Carrossel de Vivências como ponto crucial do evento, onde forma apresentadas as experiências exitosas das cooperativas, a partir das seguintes temáticas: Incidência Política do Cooperativismo Solidário, Crédito Solidário, Comercialização Solidária/Convencional, Organização Cooperativista, Comercialização Institucional, Juventude Cooperativista, Associação x Cooperativa e Mulheres Cooperativistas.

O carrossel trouxe proposições que foram apresentadas na plenária e construíram a Pauta da Unicafes Bahia, um documento orientador das ações da Unicafes nos próximos dez anos, o qual foi entregue ao Governador Rui Costa, no Ato em defesa da Convivência com o Semiárido, no dia 19 de agosto em Feira de Santana.

Nos dois dias de evento, além das proposições feitas pelas cooperativas e associações, foi realizado também debate sobre políticas públicas para o cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária da Bahia envolvendo os participantes e o poder público representado por Milton Barbosa, da Secretaria de Trabalho, Renda e Emprego (SETRE), Leonardo Bezerra - DESENBAHIA, Célia Watanabe - BAHIATER, Wilson Dias - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Elizabete Oliveira da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF).

O evento foi um marco para o cooperativismo solidário da Agricultura Familiar, pois proporcionou debates e construção coletiva das estratégias do cooperativismo no estado da Bahia.⁠⁠⁠⁠

 Whatsapp image 2017 08 21 at 1.52.23 pmCerca de 200 participaram do Seminário.

 

Fonte: Assessoria Unicafes Bahia