Desde terça-feira até sábado (4 a 8), o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, participa da 16ª Reunião do Comitê Executivo do Global Crop Diversity Trust, organização internacional independente que trabalha para garantir a conservação da diversidade de culturas no mundo.

O Fundo conta com um comitê gestor com membros escolhidos pelo conhecimento técnico e capacidade de representação em setores da sociedade mundial. O presidente da Embrapa foi um dos convidados a fazer parte desse comitê e participa, nesta semana, de sua segunda reunião, desta vez, na cidade de Bonn (Alemanha).

A principal finalidade do Global Crop é arrecadar e manejar recursos e projetos de conservação ex-situ de recursos genéticos de plantas. Para isso, o Fundo arrecada, atualmente, 25% do custo operacional de nove bancos internacionais do Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), que armazenam mais de 700 mil amostras de espécies utilizadas para alimentação e agricultura. A intenção da organização é chegar a cobrir 100% dos custos até 2020.

Além de contribuir para a transparência e gerenciamento desse trabalho, a participação da Embrapa no Comitê Executivo do Global Crop permite evidenciar, em mais um espaço mundial, as ações do Brasil, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e instituições parceiras nessa área, contribuindo com a conservação e uso sustentável de recursos genéticos para alimentação e agricultura.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária