Em parceria com a Unicafes, Conexsus conclui qualificação de organizações da agricultura familiar para acesso ao crédito
08 de julho de 2022

Desenvolver e implementar soluções de gestão organizacional, a fim de preparar os negócios comunitários para uma boa experiência com os financiamentos. Esse foi o objetivo do projeto Nova.Federação, realizado pela Conexsus, em parceria com a Unicafes, que se encerrou na última semana.

 

Representantes de 12 federações estaduais da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) participaram, ao longo de um ano, de 70h de qualificação, que envolveram diagnóstico, formação e encontros em comunidades de prática e com especialistas.

 

“O acesso a financiamento é uma demanda crônica dos negócios comunitários, mas existem algumas ferramentas e habilidades que precisam ser trabalhadas para que ele seja acessado de maneira sustentável e potencialize, de fato, essas organizações”, afirma Pedro Frizo, coordenador de programas socioambientais da Conexsus e um dos mentores técnicos da iniciativa.

 

Entre agosto de 2021 e junho de 2022, gestores de federações ligados à Unicafes puderam aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre gestão financeira; modelagem e planejamento de negócios; e mercado e estratégia comercial, além de serem assessorados na construção de um plano de desenvolvimento organizacional, que terá a implantação acompanhada pelos gestores da Unicafes.

 

Segundo Vanderley Ziger, presidente da Unicafes Nacional, a parceria permitiu um amplo debate estratégico sobre os rumos de ações prioritárias para as federações. ” Por meio do projeto, conseguimos identificar nossos desafios e oportunidades e construir coletivamente soluções para o fortalecimento da gestão dos negócios da agricultura familiar”, celebra.

 

Participaram da capacitação as federações do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

 

Com o encerramento da qualificação, as organizações serão agora avaliadas, a partir de critérios de qualidade na participação na iniciativa e prontidão ao crédito, e poderão ser convidadas para integrar o Programa de Assessoria a Negócios Comunitários da Conexsus, assessoria individualizada às organizações que visam acessar financiamentos.

 

Texto e foto: Conexsus

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual