Whatsapp image 2017 07 20 at 6.53.40 pm

 

Nesta semana, a Unicafes do Rio Grande do Sul realizou a Assembleia Geral para avaliar as atividades e a prestação e contas do exercício de 2016 e planejar ações futuras da entidade. O encontro também serviu para os participantes discutirem sobre o sistema em três painéis. O evento contou com a participação do presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger.

Os temas destacados foram: Governança e Estratégias do Cooperativismo Solidário; Estratégia da Unicafes Nacional para o próximo triênio; e ainda as perspectivas e desafios da Cresol Confederação.

O evento contou com a participação de autoridades políticas, lideranças, representantes do movimento sindical, cooperativas filiadas, centrais de Crédito Cresol RS/SC, Sincoper e Baser, além de dirigentes da Unicafes Santa Catarina e do presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, que mediou um dos painéis.  

 Para Gervásio Plucinski, presidente da Unicafes Rio Grande do Sul, “o evento foi produtivo pela qualidade dos painéis, do debate e pela boa participação das cooperativas associadas a Unicafes RS. As ações desenvolvidas em 2016 perpassaram o ano e muitas delas estão em execução em 2017, o que demonstra que o trabalho desenvolvido pela Unicafes RS tem importância vital para as cooperativas e para a sociedade, por isso, a assembleia foi unânime em aprovar a gestão 2016 e o plano para 2017”.

 

Painéis

O primeiro painel, “Governança e estratégia do cooperativismo solidário”, teve a assessoria do professor da IMED, Marcelino Pies, que expôs a importância e o desafio do cooperativismo na sociedade atual, características das cooperativas nas relações com os associados, sociedade e estado, empreendedorismo econômico e social, a estratégia de governança, estratégia organizacional para conseguir atingir os resultados planejados pelas cooperativas e estratégias de competição e de cooperação.

 

 Whatsapp image 2017 07 20 at 6.53.39 pm (1)

O presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger esteve na assembleia falando sobre as estratégias da organização para os próximos três anos.

 

No segundo painel teve a colaboração do presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger que versou sobre o tema, Estratégia da Unicafes Nacional para o próximo triênio. Para Vanderley, o foco será fortalecer cada vez mais a Economia Solidária através da ampliação das relações com o poder público para implementar projetos e políticas públicas, ampliar a relação com a base social, com os parceiros históricos e novos e com as universidades para realizar um processo de formação cada vez mais expansivo e crítico.

No terceiro painel foi abordado a situação, perspectivas e desafios da CRESOL Confederação, por Cledir Magri, presidente da Confederação. Para Cledir, a Confederação tem desenvolvido um papel essencial para o fortalecimento das Centrais de Crédito, procurando aprimorar tecnologia e processos para expandir o sistema de crédito solidário e fazer com que o crédito chegue para quem mais precisa.

Para os participantes, a UNICAFES tem grande relevância pelo fato de congregar e articular as demandas das cooperativas solidárias, sendo que inúmeras demandas já se transformaram em programas, projetos e políticas públicas. Neste sentido, o evento conseguiu dialogar com todos os ramos cooperativos associados e também com a demanda da sociedade que vê no cooperativismo uma alternativa para promover o desenvolvimento econômico e social de forma justa.

Fonte: Neri Pies/Unicafes-RS