As inscrições para a chamada pública do Ecoforte foram prorrogadas para 18h do dia 13 de junho (sexta). Serão selecionados 30 projetos de associações sem fins lucrativos, fundações de direito privado ou cooperativas que atuam como representantes de rede de agroecologia e que desenvolvem projetos de agricultura orgânica e extrativismo de forma sustentável. 

Podem receber apoio ações de formação e qualificação; assessoria (jurídica, contábil, sanitária e ambiental); assistência técnica e extensão rural; gestão dos processos de negócios. Também estão entre os itens contemplados pelo edital: despesas com aquisição de máquinas e equipamentos novos; veículos; equipamentos de proteção individual (EPI); e equipamentos de informática e software, entre outros.

Cada instituição só poderá inscrever uma proposta de projeto. A proposta precisa ter valor máximo de R$ 1,25 milhão e prazo de até 24 meses para execução. Na página sobre o Ecoforte as cooperativas interessadas em participar podem acessar diversos documentos, inclusive sobre perguntas frequentes.  Já o modelo de projeto e as orientações para preenchimento constam no Modelo de Plano de Trabalho.  

Nesta primeira etapa, a iniciativa vai destinar R$ 25 milhões em investimentos sociais, em uma parceria da Fundação Banco do Brasil (FBB) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em uma segunda etapa haverá nova chamada pública para apoio à implantação ou melhoria de empreendimentos econômicos que estejam vinculados à rede selecionada na primeira etapa. 

A expectativa do Ecoforte é diversificar e ampliar a capacidade produtiva, intensificar as práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica. Os recursos devem beneficiar cerca de 20 mil famílias de assentados da reforma agrária, agricultores familiares, indígenas, povos e comunidades tradicionais.

Dúvidas sobre o Edital podem ser encaminhadas à Comissão de Seleção por meio do correio eletrônico: 

chamadaspublicas@fbb.org.br

com o título “Edital de Seleção Pública nº 2014/005 - Redes ECOFORTE – DÚVIDAS”, até o dia 6 de junho.