A direção da Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (Confesol) reuniu- se na última semana em Florianópolis para a primeira reunião de 2015 onde foram encaminhadas e debatidas importantes ações da Confederação para o ano. Durante o encontro os diretores e assessores organizaram a programação do III Seminário Nacional da Confesol, que ocorre de 24 a 26 de fevereiro, em Brasília/DF, com objetivo de refletir de e debater o cenário atual e futuro da Agricultura Familiar e do Cooperativismo de Crédito. A perspectiva é reunir cerca de 200 representantes das cooperativas além dos painelistas e parceiros convidados.

Um dos pontos abordados na reunião foi a Consulta Pública do Banco Central do Brasil, sendo uma delas Diretoria da Confesol realiza reunião em Florianópolis sobre a proposta de auditoria cooperativa no segmento de cooperativas de crédito, e ainda a consulta sobre a constituição, autorização e funcionamento das cooperativas, substituindo a resolução em vigor com destaque ao enquadramento em três tipos de cooperativas: cooperativa de crédito clássicas, cooperativas de crédito plena e cooperativas de crédito de capital e empréstimo.

Além das consultas públicas do Bacen, a reunião também trouxe para o debate assuntos como a área de abrangência das Centrais, Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop e os processos assembleares das Centrais.

O II Seminário Nacional do Cooperativismo de Crédito Familiar e Solidário, realizado em 2013, tratou de temas como a qualificação na tomada de crédito e a política mais abrangente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), capaz de ser parte de uma agricultura mais sustentável.