Conselheiros de Administração e Fiscal das cooperativas da agricultura familiar de produção e comercialização da região sudoeste participam hoje (27) e amanhã (28), em Francisco Beltrão, da última etapa do Curso de Formação, promovida pela Unicafes PR, Infocos e Emater, com o tema "Instrumentos para a gestão contábil de cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária".


O curso faz parte do projeto de Gestão e Formação de Cooperativas que deu início em 2012, divido em cinco módulos: politico estratégica, mercados, relacionamento com o quadro social, cadeias produtivas e instrumento de gestão contábil para as cooperativas.


O público lotou o auditório da Casa de Formação e superou expectativa dos organizadores. Na parte da manhã, Neymar Damian Peroni- engenheiro agrônomo da Emater RS, palestrou sobre as experiências de gestão das cooperativas de leite do Estado do Rio Grande do Sul.


Em seguida, Valdir Sangaletti, administrador rural da Emater/RS, ministrou "Contabilidade e Gestão de Cooperativas", abordando a relação entre cooperativa e cooperado, principais dificuldades e desafios do ponto de vista contábil que transparece na gestão política, econômica e administrativa.
Na parte da tarde, o contador da Unicafes PR, Lindomar Pauletti, abordou sobre a operacionalidade contábil, relatórios e suas funções, além de orientações técnicas nas questões econômicas e sociais.


A assessora em Formação da Unicafes Paraná, Luiza M. Rodrigues, enfatizou a importância do curso. "Nossa expectativa é buscar um objetivo comum com as cooperativas e avançarmos nas parceiras", disse.


Segundo Luiz Ademir Possamai, presidente da Unicafes PR, o curso busca fortalecer os principais gargalos que as cooperativas encontram hoje, tanto na gestão quanto na formação do quadro de dirigentes, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento social e econômico das cooperativas e de seus cooperados.

 

Segundo dia
No segundo dia, os tema serão aprofundados, com a colaboração de José Antonio Rosa, da Emater/Pr, quando será discutida a importância dos dados contábeis na tomada de decisão e as implicações legais da não observância dos procedimentos contábeis.


Na seqüência, os participantes contarão com a presença de Walmor Bordignom, da Conab/PR, que irá abordar as implicações da boa e má gestão dos empreendimentos coletivos no acesso as políticas publicas para agricultura familiar.

 

Abaixo segue a programação de amanhã (28).

 

08:00 Dinâmica sobre Cooperativismo Beto 

08:30 Composição do Painel Raul
08:45
09:25 Olhando os números da Cooperativa: processo decisório e de gestão. 
- José Antonio Rosa Emater Pr 
09:25
10:05 Olhando a gestão da Cooperativa: aspectos jurídicos
Luiz Claudio Borile - Unicafes Paraná
10:05
10:45 Depoimento : Bons e Maus exemplos no tratamento e uso das ferramentas da contabilidade.
Walmor Bordignon-CONAB 
10:45
11:15
Diálogo com os Grupos
Raul Apoio: Odimar, isa, Gilmar
11:15 ENCERRAMENTO - Recomposição da Mesa