Direção Executiva da Unicafes Minas Gerais e Equipe TRIAS Brasil se reúnem para Seminário de Avaliação e Encerramento de Projeto
26 de novembro de 2021

A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Minas Gerais (Unicafes Minas Gerais) promoveu, entre os dias 22 e 24 de novembro, o Seminário de Avaliação e Encerramento de Projeto. O evento teve como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pela Unicafes Minas Gerais em conjunto com a ONG Belga TRIAS Brasil, e planejar ações e metas relativas a 2022, junto aos eixos de serviços, inclusão, organização institucional e formação.

 

Durante os três dias de Seminário, estiveram presentes a Direção Executiva da Unicafes Minas Gerais e os representantes da Organização Internacional de Desenvolvimento – TRIAS Brasil.  O evento discutiu, entre outros assuntos as avaliações e perspectivas da Unicafes MG, novas diretrizes, projetos e a atuação da Organização na Agricultura Familiar e no Cooperativismo Solidário.

 

Abrindo os trabalhos, o presidente da Unicafes Minas Gerais, Getúlio Gomes Vieira, destacou aspectos importantes da parceria com a Organização Belga e realizou a apresentação dos resultados obtidos a partir da cooperação entre as organizações entre o período de 2017 a 2021.

 

Vieira destacou que além da avaliação, também foi realizado um planejamento estratégico, tendo em vista a saída do TRIAS, organização que foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Unicafes Minas Gerais. “Se não fosse essa parceria, talvez não teríamos o êxito que tivemos até o momento. Agradecemos imensamente às suas práticas em prol dos objetivos de desenvolvimento do Cooperativismo e da Agricultura Familiar e pelo seu papel como articuladora do crescimento sustentável do nosso Estado de Minas Gerais”, ressaltou.

 

A consultora de Desenvolvimento Organizacional - Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da Organização TRIAS, Daniela Medeiros, apresentou os resultados dos diagnósticos feitos em três grupos, sendo eles, jovens, lideranças e administração/direção, levando em consideração os saldos dos anos anteriores.

 

A ferramenta SPIDER -  instrumento que busca fortalecer o desenvolvimento dos parceiros por meio do empoderamento e reflexão - foi criada para avaliar as capacidades dos parceiros do TRIAS sobre uma base de 12 indicadores e 6 eixos principais. Neste ano, de acordo com a coordenadora organizacional, o SPIDER sobre os seis eixos de trabalho confirma globalmente e com mais claridade a melhoria das capacidades da Unicafes Minas Gerais. “Entre o início em 2017 e hoje (2021) observa-se claramente uma evolução das capacidades. Mesmo com alguns indicadores que precisam ser melhorados, a instituição chegou a um nível avançado”, revela Daniela.

 

E encerrando, a coordenadora do TRIAS no Brasil, Gisele Obara, se emociona relembrando a sua trajetória desde o primeiro contato com a Unicafes Minas Gerais e o seu desejo como Organização de Cooperação Internacional de trazer aos agricultores familiares mais dignidade, empoderamento e desenvolvimento econômico, social e sustentável.

 

O TRIAS no Brasil tem incentivado organizações de bases como a Unicafes Minas Gerais, que busca promover condições socioeconômicas favoráveis ao cooperativismo solidário na agricultura familiar, como instrumento do desenvolvimento local sustentável, por meio do fomento, integração e representação das cooperativas e organizações associadas. Gisele completa que é por isso que a história da instituição se conectou tanto com a da Unicafes. “Durante estes anos trabalhamos constantemente a diversidade de gênero, participação democrática, respeito ao meio ambiente, controle social, solidariedade com intercooperação – ações essas que contribuíram para o desenvolvimento do projeto e edificação da Agricultura Familiar”, finalizou.

 

Pomar Unicafes

No Seminário de Avaliação e Encerramento de Projeto foi concretizada a ambientação do Pomar Unicafes. Projeto idealizado pela União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Minas Gerais. Os participantes do evento realizaram o plantio de dezenas de árvores como forma de reconhecimento pelos cinco anos (2017-2021) de parceria com a Organização Internacional de Desenvolvimento – TRIAS Brasil. O ambiente foi construído pensando em todos que edificaram a história de sucesso da Unicafes Minas Gerais e que trabalham, a cada dia, na construção de um Estado mais Cooperativo e Solidário.

Parceria – Unicafes e TRIAS Brasil

A ONG Belga - TRIAS está há mais de 30 anos no Brasil como Cooperação Internacional. Desde 2005 sempre busca fortalecer o Sistema Unicafes e a sua estratégia desde então sempre foi um trabalho mais in loco, que buscasse fortalecer Unicafes estaduais. Em 2012, a partir de intercâmbios da Equipe TRIAS à Unicafes Minas Gerais começou um “namoro”, esse que foi formalmente oficializado em 2013, onde teve início o primeiro projeto da ONG TRIAS com a Unicafes MG e que se estendeu até o ano de 2016. Contudo, a parceria foi renovada em um segundo projeto, de 2017 a 2021.

 

Os projetos desenvolvidos pela Unicafes Minas Gerais junto ao TRIAS foram fomentados sobre quatro eixos (fortalecimento organizacional, serviços especializados, inclusão, representação em rende) que nortearam e norteiam a parceria, e que posteriormente se materializaram através de atividades específicas. Ressalta-se o projeto Juventude Cooperada; o Curso Técnico em Agropecuária; o Fundo Rotativo Solidário; além do Curso de Capacitação em Biodinâmica e o Curso de Técnicas em Vendas. Projetos esses que atenderam dezenas de cooperativas e promoveu o cooperativismo e fortaleceu a agricultura familiar de Minas Gerais.

 

Texto e fotos: Gustavo Laviola/Unicafes Minas Gerais 

 
ATENDIMENTO
(61) 3964-4462
secretaria@unicafes.org.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Grupo Mar Virtual